Sete quarteirões do Jardim Gonzaga serão revitalizados na segunda fase do projeto iniciado pela Justiça Restaurativa. Denominado de “Um Novo Jardim Gonzaga”, o programa terá novos resultados apresentados na manhã deste sábado, 25.
A iniciativa está a cargo do Grupo Gestor Interinstitucional, com início a partir das 10h. Ela acontece em parceria com a Prefeitura, instituições de ensino e clubes de serviço.
O Executivo contribui com equipes das secretarias da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Obras e Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente. As demais instituições participam com cessão de materiais e orientações de profissionais ligados à área ambiental.
No evento, o grupo de trabalho fará apresentação das ações de revitalização do canteiro central. Pelo projeto, o bairro deverá ganhar uma praça de entrada e sinalização das ruas.
Oferecerem suporte às intervenções profissionais da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” e da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara).
O projeto busca a construção de um “bairro melhor”, com espaços de convivência comunitária. A proposta é despertar em todos os residentes o “sentimento de pertencimento” e, ainda, de estimular o “protagonismo da própria sociedade”.
Para isso, os membros do grupo gestor promoveram reuniões com os moradores e entre os colaboradores. A última delas aconteceu no dia 13 deste mês, uma segunda-feira.
Na ocasião, a equipe debateu a respeito das necessidades para a concretização da ação, que prevê a instalação de um “painel de arte”.
Participaram, além dos secretários das pastas, os representantes das secretarias municipais da Saúde e Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
Por meio do patrocínio de empresas locais, os moradores iniciaram as melhorias das fachadas das residências. Nesta fase, serão contempladas as situadas na entrada do bairro. Posteriormente, os muros dos imóveis receberão pinturas produzidas por artistas convidados e escolhidas pelos proprietários.