Aborto, sim ou não?

Aqui, Ali, Acolá

José Ortiz de Camargo Neto *

Caros amigos,

Consta que o maior teólogo entre todos, no cristianismo, Tomás de Aquino, concluiu por pura inteligência e acuidade mental que o ser humano nasce no momento da concepção. Nesse momento, ele já é um ser, embora não possua ainda o corpo.

Modernamente, inúmeros cientistas afirmam, de outros modos, essa mesma verdade a que Tomás de Aquino, doutor em teologia e mestre em filosofia, chegou.

“A vida humana começa na fertilização, o processo durante o qual um gameta masculino, o espermatozoide, se une a um gameta feminino, ou oócito (óvulo), para formar uma única célula chamada zigoto.

Essa célula totipotente, altamente especializada, marca o início de cada um de nós como um indivíduo único”. “Um zigoto é o início de um novo ser humano (isto é, um embrião)”. Keith L. Moore, The Developing Human: Clinically Oriented Embryology, 7th edition. Philadelphia, PA: Saunders, 2003. pp. 16, 2. Apud © 2024 Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Link original: https://www.ipco.org.br/medicos-e-cientistas-comprovam-a-vida-humana-comeca-no-momento-da-concepcao Acessado em 24/01/2024

A partir deste início energético, psicogenético, o corpo daquele ser humano único no universo passa a se desenvolver. Primeiro órgão que surge é o coração, depois vêm os outros.

É como se existisse uma fôrma energética (o ser humano espiritual, anímico) que vai sendo preenchida com matéria (carne, sangue, órgãos etc.).

Ora, considerando-se tal fato, o ser humano é um ser já desde a fecundação, torna-se imoral abortá-lo já desde o primeiro momento de sua existência, muito mais ainda nas semanas que se seguem ao seu desenvolvimento.

O Código Civil de 2002 diz que “a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”. Quando começa o ser humano? – Estadão (estadao.com.br).

Um físico e engenheiro meu amigo mostrou-me fotos, feitas com máquinas especiais, que mostram numa semente a forma energética da árvore que ela será; ou seja, a planta já existe energeticamente, apenas se trata de desenvolver-se agora materialmente. Do mesmo modo, na foto de uma gota de sangue da mulher grávida aparecia a forma energética de seu bebê.

No próximo artigo, trarei as fontes consultadas pelo meu amigo, para evitar qualquer informação errada de minha parte.

De qualquer modo, tudo isso dá o que pensar; e a ciência tem de considerar esse fato de forma realmente científica (ligada ao pensamento, filosofia, e à ética, teologia) para evitar atitudes temerárias que vêm sendo apontadas com frequência.

Até breve.

* Jornalista e escritor tatuiano