Aberto período de cadastro e recadastro de universitários





Está aberto o período de cadastro e recadastro de universitários que buscam subsídio de transporte no primeiro semestre do ano. Os processos são realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo.

O cronograma, divulgado no site do Executivo (www.tatui.sp.gov.br), prevê datas diferenciadas, de acordo com o tipo de procedimento. Recadastros são realizados conforme as rotas de transporte até o dia 14 deste mês. Já os cadastros acontecem nos dias 20 e 24, na Empresa de Ônibus Rosa, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Alunos que já estavam matriculados no ensino superior em Sorocaba devem fazer os procedimentos até o dia 14 – o recadastro para eles aconteceu nos dias 8, 9 e 10 e segue até esta segunda-feira, 13.

Para universitários matriculados em instituições situadas nas cidades de Boituva, Itapetininga, Piracicaba, Salto, Itu e Tietê, as datas são os dias 15, 16 e 17.

Para o recadastro, é preciso apresentar atestado de frequência referente ao segundo semestre do ano passado, além de duas cópias da declaração de matrícula da faculdade (ou do boleto que comprove o pagamento) e a carteirinha de 2013.

Quem for se cadastrar pela primeira vez deve preencher três fichas, sendo uma delas um termo de ciência/compromisso, levar três fotos 3 por 4, duas cópias do RG, duas do CPF, duas cópias de declaração de matrícula na faculdade (ou boleto) e duas de comprovante de endereço em nome do aluno, do pai, ou mãe.

Caso o estudante resida com os avós, precisa anexar uma cópia da certidão de nascimento. Se a residência for dividida com “terceiros” – entre eles, amigos –, é necessário providenciar declaração com firma reconhecida em cartório (assinatura), para que se possa “comprovar a veracidade da moradia”.

As fichas cadastrais deverão ser impressas e entregues pessoalmente pelo aluno, devidamente preenchidas e assinadas com os demais documentos, na empresa de ônibus. O aluno menor de idade deverá ser acompanhado pelo pai ou responsável.

Os alunos terão direito ao subsídio estipulado pelo decreto municipal 8.570, de 16 de dezembro de 2008. No artigo 1º, ele fixa o subsídio em “até 60% do valor da tarifa vigente no último dia do mês anterior àquele da prestação de serviço”.

Não serão contemplados alunos matriculados em outros municípios em cursos universitários e técnicos que ofereçam vagas em Tatuí.

O decreto prevê exceção para concessão de subsídios a alunos que comprovem ter prestado exame vestibular em Tatuí, mas que não tenham obtido classificação.

O acesso às fichas é feito por meio do site da Prefeitura. Para preenchê-las, é preciso “navegar” até o menu denominado “serviços” (no topo da página principal) e clicar na opção “transporte universitário”. Mais informações são obtidas pelos telefones 3251-5848 e 3251-4711, com o setor de transporte escolar.