População reclama e empresa é chamada para esclarecimento





O sistema de coleta de lixo sofreu atrasos em Tatuí nos últimos dias do ano passado e primeiros deste ano. Houve, também, problemas de acúmulo de sacos ocasionados por alterações nos horários de recolhimento dos materiais.

Em função disso, a Prefeitura divulgou, nesta semana, que chamou a Proposta Engenharia Ambiental Ltda. para “prestar esclarecimento e ajustar sua conduta de trabalho”.

As reclamações enviadas a O Progresso, por meio de rede social, são de que a coleta dos materiais estaria ocorrendo em horários diferenciados. Por esse motivo, determinados bairros tiveram “acúmulo de lixo” e sujeira.

De acordo com as queixas, os caminhões da empresa estariam demorando a recolher os sacos. Os materiais ficaram expostos e foram “rasgados por animais de rua”.

O problema estaria atingindo tanto bairros periféricos (especialmente, vila Angélica e Colina Verde) como o centro da cidade. No início da semana, três contêineres da empresa deixados na região central haviam sido incendiados.

Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura não informou se recebeu reclamações de populares de modo oficial. Entretanto, queixas haviam sido apresentadas por cidadãos, por meio de rede social. Na própria página do Executivo, a comunicação divulgou a mesma nota enviada a O Progresso.

De acordo com o material, a empresa presta serviços em Tatuí desde 2005. Ela teria informado à Prefeitura que há um “maior volume de lixo na época de festas e férias”. Declarou que, “mesmo com a ampliação do quadro de profissionais”, não conseguiu “atender à demanda”.

Também segundo a comunicação, a empresa divulgou que houve “falhas pontuais em alguns bairros”. Informou, ainda, que “vem encontrando dificuldades para contratação de coletores, mesmo com pagamento de bônus e gratificações, e que novos funcionário devem ser admitidos, de modo imediato, e que a coleta de lixo será regularizada a partir dessa semana”.

A empresa também foi procurada pela reportagem para divulgar o cronograma do serviço (com dias e horários de coleta). Entretanto, até o fechamento desta edição (sexta-feira, 17h), não havia enviado resposta.