Da redação
O Conservatório de Tatuí anuncia programação cultural extensa para este mês. As atrações variam entre música, teatro, master classes, oficinas e sessões gratuitas de cinema. As atividades acontecem em espaços espalhados pela cidade.
Entre os destaques, estão: a primeira edição do Festival Latino-Americano de Bandas do Conservatório de Tatuí; a conferência internacional Yam Session, uma celebração da música e cultura jovem; a segunda parte da Mostra de Artes Cênicas 2023; a Semana de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí; e a audição final do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, iniciativa destinada à solistas pretos, pardos e indígenas.
Para apresentações realizadas no Teatro “Procópio Ferreira”, os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Até este domingo, 5, em parceria com a VISA, a Sustenidos realiza a primeira edição do Festival Latino-Americano de Bandas do Conservatório de Tatuí.
O evento oferece uma imersão cultural sul-americana por meio de vivências junto a bandas, maestros e artistas educadores da Argentina, Bolívia, Colômbia e Brasil.
A programação inclui palestras, oficinas, ensaios entre os grupos e concertos ao final do dia. O festival é aberto aos inscritos para participarem de palestras e oficinas. Já os concertos, que acontecerão no “Procópio Ferreira”, são abertos ao público em geral.
Entre os dias 6 e 10, o público poderá desfrutar de espetáculos e atividades que celebram a criatividade de estudantes e docentes da instituição. Eles realizarão a segunda parte da Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.
A atividade será apresentada em diversos espaços. Além do teatro, haverá ações no auditório da Unidade 2, Setor de Artes Cênicas, Sala de Cenografia, Emef “Professor Accácio Vieira de Camargo”, CEU das Artes e praça do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
Já do dia 8 a 10, o Conservatório de Tatuí recebe o Yam Session, anunciado como “uma celebração vibrante da música e da cultura jovem”. A iniciativa é parte do programa YAM (Young Audiences Music), da JM International, uma organização global dedicada a promover a educação musical e o intercâmbio cultural “para enriquecer a vida dos jovens por meio da música”.
O evento visa proporcionar acesso à música ao vivo de alta qualidade para crianças e jovens em todo o mundo. Para isso, traz como proposta a promoção, em colaboração internacional, de concertos de “qualidade elevada” para o público jovem.
O programa inclui apresentações, como: show da Banda Mantiqueira, Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, espetáculo “Retumbantes”, entre outros.
Além de palestras sobre temas educacionais e musicais, bem como uma cerimônia de premiação, a conferência internacional encerra com um espetáculo da cantora brasileira Alessandra Leão.
No dia 11, a partir das 9h30, a instituição sediará o Encontro de Educadores e Educadoras Brasileiros da Atualidade, com o tema “Afinal, coro infantojuvenil, juvenil ou jovem?”. O assunto será debatido com a participação de Patricia Costa como convidada especial. A transmissão ao vivo estará disponível no YouTube.
De 13 a 17, será realizada a Semana de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, uma série de apresentações dos grupos pedagógicos coordenadas por Tulio Pires.
Os concertos acontecerão no Salão “Villa-Lobos” e oferecem entrada gratuita. Essa semana é voltada à apreciação da música de câmara, a ser executada por estudantes da instituição.
No dia 18, o “Procópio Ferreira” volta a ser palco de atrações. Dessa vez, para audição final do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha.
Já nos dias 21 a 27, haverá a tradicional 62ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí. O evento reunirá grupos convidados e da casa para concertos gratuitos em diversos espaços culturais da instituição.
Finalizando o mês, nos dias 25 e 26, o Conservatório de Tatuí apresentará a Mostra de Musicalização Infantil, no Salão “Villa-Lobos” e no teatro da instituição, com entrada gratuita.
Nessa mostra, o público prestigiará a apresentação das crianças do ciclo que estudam nos ciclos 1 a 4 da iniciação musical.
A programação de novembro também traz concertos gratuitos dos grupos artísticos da instituição. Coordenado por Zeca Collares, o concerto do Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí ocorrerá no dia 19, às 20h, no “Procópio Ferreira”.
Do dia 27 de novembro até 1º de dezembro, será realizada a Semana de Prática de Conjunto, com concertos dos grupos pedagógicos coordenados por Tulio Pires. As apresentações acontecerão no Salão “Villa-Lobos”.
Ainda neste mês, no dia 28, às 17h, o museu será palco da “Roda de Choro do Conservatório de Tatuí”, com o renomado convidado Alessandro Penezzi no violão. O evento é coordenado por Jotagê Alves e será voltado aos “amantes do choro e da música brasileira”.
No dia 29, às 20h, será a vez do “Concerto da Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí”, no teatro “Procópio”. Com coordenação de Diego Garbin (Big Band) e Felipe Brisola (Jazz Combo).
Fechando o mês, no dia 30, às 20h, o mesmo espaço recebe concerto do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí & Fernanda Kremer. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. A entrada é gratuita.
Cine Bibi
Também neste mês, o Conservatório de Tatuí segue com a programação do “Cine Bibi”, projeto de exibição de filmes clássicos no teatro. O projeto é uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira, que dá nome ao espaço do Conservatório), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. Neste mês, os filmes destacam temas sensíveis.
O primeiro longa será exibido no dia 7, às 19h39. “A Mulher do Coveiro” é um drama que retrata a vida de Guled e Nasra, um casal amoroso que vive em áreas pobres de Djibouti, país africano, com o filho Mahad. No entanto, Nasra sofre de uma doença renal grave e deve ser submetida a uma cirurgia de emergência.
O roteiro passa a versar sobre uma família que luta para arrecadar uma “quantia impossível de dinheiro” para salvar a matriarca. O filme foi aclamado pela crítica, indicado ao Oscar 2022 na categoria de melhor internacional, selecionado para o Festival de Cannes 2021, e vencedor de mais de 20 prêmios internacionais.
Já “Safári” será exibido no dia 28, às 19h30. O filme é um documentário de 2016 e acompanha ricos turistas alemães e austríacos em viagens de férias caçando animais em safáris no continente africano. Alguns deles buscam troféus, outros, apenas diversão. Mesmo que toda presa tenha o seu preço, eles sempre buscam uma maneira de legitimar suas próprias ações.
Os filmes possuem classificação indicativa de 12 anos e 14 anos, respectivamente. A programação completa consta na agenda cultural do Conservatório de Tatuí pode ser acessada pelo site da instituição.