70% dos leitores que votaram na enquete desta semana promovida pelo jornal O Progresso disseram que não consideram Tatuí uma cidade segura, tendo em vista o número de homicídios registrados no ano passado (quatro, no total). Durante o período de votação, a minoria dos participantes, 30%, afirmou que considera Tatuí segura com base nos dados divulgados em reportagem.
A questão “levada ao ar” no sábado da semana passada é baseada em dados estatísticos antecipados pelo delegado titular do município, José Alexandre Garcia Andreucci. A pergunta recebeu participação até a tarde de sexta-feira, 10, por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).
Ela havia sido proposta a partir de reportagem sobre queda do número de homicídios registrados em 2013. Entre janeiro e dezembro do ano passado, conforme o delegado, houve quatro registros de assassinato em Tatuí, queda de 86,67% em relação a 2003, quando ocorreram 30 homicídios em 12 meses.
A queda foi comemorada pelo delegado que considerou o dado um “recorde histórico”. O número é o mais baixo desde 2001, ano no qual a Secretaria da Segurança Pública criou o Sistema Estadual de Coletas de Estatísticas Criminais.
Para esta edição, a pesquisa virtual “pega carona” na reclamação de munícipes sobre a coleta de lixo. No final do mês e início deste ano, moradores de bairros periféricos e do centro informaram que tiveram problemas com relação ao recolhimento de resíduos domésticos.
Além de atrasos, a população enviou ao bissemanário reclamações sobre o sistema de coleta. De acordo com as queixas, os caminhões da Proposta Engenharia Ambiental Ltda., responsável pelo serviço, estariam demorando a recolher os sacos. Os materiais ficaram expostos e foram “rasgados por animais de rua”.
Ainda no decorrer da semana, três contêineres da empresa haviam sido incendiados. A Prefeitura enviou nota sobre a situação (leia reportagem nesta edição).
O problema gera a seguinte questão: “Você está satisfeito com o serviço de coleta oferecido em Tatuí?”. As respostas “sim” e “não” podem ser escolhidas a partir deste sábado, 11, até a tarde da próxima sexta-feira, 17. A enquete virtual tem resultado divulgado na edição que circula no domingo, 19.
Ela é realizada semanalmente e tem como objetivo mensurar a opinião dos leitores do jornal sobre temas de interesse geral. A pesquisa é promovida desde 2005.