Identificados os acusados de roubo com semiautomáticas de brinquedo





Polícia Civil

Detido após cerco em Iperó, Cristiano Vieira Cruz teria também cometido crime em Tatuí, segundo PC

 

Um homem de 27 anos e um adolescente de 15 teriam praticado roubo a uma padaria localizada no centro. É o que anunciou o delegado titular do município, José Alexandre Garcia Andreucci.

Na manhã de sexta-feira, 10, ele informou que Cristiano Vieira Cruz e o menor foram reconhecidos pelas vítimas do crime ocorrido, um dia depois do Natal, em 26 de dezembro.

O primeiro suspeito está preso em um CDP (Centro de Detenção Provisória) da região; o segundo, permanece sob custódia da Justiça, na unidade de Sorocaba da Fundação Casa.

A dupla foi cercada por guardas civis municipais em Iperó e é suspeita de ter roubado uma lotérica naquela cidade.

Por conta do “modus operandi” (como é chamado o modo de agir na gíria policial), o delegado suspeitou que Cruz e o adolescente detidos no município vizinho poderiam ter praticado crimes em Tatuí. Em função disso, determinou que investigadores entrassem em contato com autoridades iperoenses.

A equipe obteve fotografias dos suspeitos e das armas utilizadas por eles no assalto cometido na lotérica. Na sequência, fez levantamento dos roubos registrados em Tatuí e cometidos por “duplas em uma moto”.

Em pelo menos um crime, o da padaria, as descrições feitas pelas vítimas coincidiam com as características dos suspeitos cercados em Iperó. “De posse das fotografias, foi possível fazer reconhecimento da dupla”, disse Andreucci.

Segundo ele, o crime em Tatuí ocorreu por volta das 19h do dia 26. “Estava começando a escurecer quando os assaltantes entraram no estabelecimento”, relatou.

As vítimas informaram que dois homens – até então não identificados – entraram e, munidos de pistolas semiautomáticas, anunciaram o assalto. Eles renderam funcionários, pegaram R$ 400 do caixa e fugiram em seguida.

No dia seguinte, 27, a mesma dupla teria ido a Iperó para roubar uma lotérica. “Os criminosos levaram R$ 600 e, após o crime, houve um cerco policial que envolveu a Polícia Militar e o helicóptero Águia”, disse o delegado.

Com eles, a equipe da GCM de Iperó apreendeu dois simulacros (réplicas) de pistolas semiautomáticas. “Elas eram parecidas com armas de verdade”, descreveu o responsável pelo inquérito. As fotografias das armas e do suspeito maior de idade estão sendo divulgadas nesta edição, a pedido do delegado.

A intenção da PC, com a reprodução, é de que mais crimes ocorridos em Tatuí possam ser esclarecidos. De acordo com Andreucci, existe a possibilidade de que a dupla tenha praticado roubos em outros estabelecimentos locais.

“Talvez outras pessoas tenham sido roubadas, daí a necessidade da divulgação, principalmente, do maior de idade, porque, do menor, é impossível, por conta do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, citou o delegado.

Andreucci informou, ainda, que representará pela prisão temporária dos suspeitos. “Eles já estão custodiados pelo roubo em Iperó, mas devem permanecer assim por causa do crime ocorrido em Tatuí”, argumentou o titular.

Ele destacou que as pessoas não devem reagir, mesmo quando desconfiem que os criminosos não estejam utilizando armas reais. “Não se deve reagir de jeito nenhum. Na dúvida, a arma é sempre de verdade”, citou.