O Conservatório de Tatuí inicia as atrações do mês de novembro com recital de violão clássico. A apresentação será no dia 1o, às 19h, no Salão Villa-Lobos. A entrada é franca.
Organizado pelo professor Ubirajara Pires e sob coordenação de Adriano Paes, o recital terá apresentação do aluno Leoni Mariano Momberg.
O programa selecionado conta com composições de Leo Brouwer (Berceuse), Sivuca (João e Maria), Waldemar Henrique (Uirapurú), Baden Powel (Valsa Sem Nome), M. Giuliani (La Melanconia) e J. S. Bach (Gavotte I e II – da suite no 6 para Cello – e Gigue – da suite no 3 para Cello).
Momber também executará as obras de Heitor Villa-Lobos (Prelúdio no 5) e N. Coste (Tarantelle).
O curso de violão clássico do Conservatório de Tatuí tem duração de 14 semestres e vem se tornando um dos mais disputados do Conservatório de Tatuí, conforme informou em nota a assessoria de comunicação da escola de música. Implantado em 1969, teve como primeiro professor Jair T. de Paula.
De acordo com a assessoria, o curso é oferecido para crianças a partir dos 9 anos de idade, que têm a oportunidade, após aulas individuais, de desenvolver seus conhecimentos em orquestras infantis, infantojuvenis e adultas.
Dentre essas, destaca-se a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, grupo profissional formado por professores e alunos bolsistas, que conta com dois CDs gravados.
Nas aulas do setor, o estudante acompanha todos os detalhes em material didático elaborado pelos professores da área de violão, tais como apostilas e CDs. “Trata-se de trabalho pioneiro, visto que muitas das obras são produzidas especialmente para crianças, algo raro no país”, informou a assessoria de comunicação.