Sesi tem exibição gratuita de comédia ‘Uísque com Vodca’

268





Outnow / divulgação

Cena de comédia dramática mostra personagem viciado em álcool

 

O drama de um ator que perde o papel principal para um jovem por conta de problemas com dependência alcoólica é abordado no filme “Uísque com Vodca”, uma comédia que tem exibição gratuita em Tatuí. A sessão está agendada para as 14h desta quinta-feira, 31, na unidade local do Sesi (Serviço Social da Indústria).

Rodado na Alemanha, o longametragem é dirigido por Andreas Dresen e tem 104 minutos de duração. Ele mistura drama e comédia – uma relação entre os dois tipos de bebidas – para dar nome ao filme e fazer sentido à trama.

“Wisky mit Wodka”, no nome original em alemão, conta a história de Otto Kullber, um ator famoso que, “ocasionalmente, bebe demais”. Durante as gravações de um filme chamado “Tango para Três”, no ano de 1920, ele aparece bêbado por várias vezes no set de filmagem. Em uma delas, cai diante da câmara.

Em função disso, Kullber vive uma tensão: ele teme que a produção o substitua por causa do problema com o álcool, especialmente, porque ele não é o ator principal.

A produção do longa, no entanto, decide dar o papel ao jovem ator Arno Runge. Este volta a rodar todas as cenas pela segunda vez, por questão de segurança. Em meio às gravações, Kullberg tenta afirmar seu papel em relação ao novato. Para isso, conta com apoio de Bettina, ex-companheira na vida real.

Ela é esposa do diretor Martin Telleck, o que torna o enredo de “Uísque com Vodca” mais confuso, pela relação com o ator e com o jogo que faz em cena e na vida real. Não bastasse isso, Kullberg tem que lidar com as desavenças dentro do set de filmagem com o ator que o está substituindo nas filmagens.

“Uísque com Vodca” tem roteiro de Wolfgang Kohlhaase, produção de Christoph Müller e Peter Rommel e música de Günther Fischer. Em 2009, o filme recebeu prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary. No ano seguinte, ganhou como melhor roteiro o “German Film Award”.

O diretor do longa começou a trabalhar em teatro e fazer curtas no começo dos anos 80. Ele estudou direção na Universidade de Filme e Televisão em Postdam-Babelsberg. Desde 1992, tem trabalhado como escritor e diretor de filmes.

A exibição em Tatuí será realizada no Sesi local, que fica à avenida São Carlos, 900, na vila Dr. Laurindo. Informações pelos fones: 3205-7946 e 3205-7910.