Diléa Silva
Um jovem de 23 anos foi detido na tarde de terça-feira, 28, após ser flagrado por maus-tratos a animais, em Tatuí. Ele é acusado de agredir um cavalo no sábado, 25, na rua Antônio Orlando Salmasi, no Jardim Rosa Garcia II.
Moradores do bairro registraram imagens que mostram o animal preso a uma árvore, com o pescoço e a cabeça torcidos, enquanto o rapaz desfere dois chutes contra o cavalo.
Um munícipe que estava passando no local fez a gravação e denunciou o caso de forma anônima, a denúncia chegou até a Secretaria de Bem-Estar Animal e foi encaminhada para a Polícia Civil.
Na manhã de terça-feira, uma equipe do SIG (setor de investigações gerais) da PC realizou busca no endereço do suspeito, no bairro Vida Nova Pacaembu e o jovem foi encaminhado à Central de Flagrantes da Delegacia Central.
Questionado, o rapaz teria confessado a agressão, alegando ter chutado o cavalo, após ter recebido um coice do animal. A PC registrou um boletim de ocorrência por crime de maus-tratos, o jovem prestou depoimento e acabou liberado.
De acordo com a protetora de animais e vereador Gabriela Xavier (Podemos), o cavalo foi apreendido e encaminhado a um abrigo da Secretaria de Bem-Estar Animal, até encontrar um lar definitivo.
“Se você se deparar com algum caso de maus-tratos de animais, denunciem de forma anônima, através do número de telefone (15) 3205-1082. Maus-tratos de animais é crime previsto em lei. Só através da denúncia vamos acabar com tantos casos de maus-tratos e abandono de animais”, disse a protetora de animais.