Divulgação
Lindenberg Cavalcante é um dos solistas
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe solistas em concerto agendado para quarta-feira, 25, às 20h30. A apresentação acontece no teatro “Procópio Ferreira”.
Sob a regência de João Maurício Galindo, o clarinetista Lindemberg Cavalcante e o fagotista Thiago Paleari Moreno serão solistas convidados.
O programa da apresentação inclui obras de Maurice Ravel (“Alborada del Gracioso”); Richard Strauss (“Duo-Concertino para Clarinete, Fagote e Orquestra”, com solos de Cavalcante e Moreno) e, de Ludwig van Beethoven (“Sinfonia nº 4 em Sib”).
Esta será a primeira vez que os instrumentistas, que são chefe de naipe e primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, respectivamente, solam frente ao grupo.
Cavalcante iniciou estudos na Banda Sinfônica do Sesi (Serviço Social da Indústria), no Ceará, onde também foi clarinetista do grupo sinfônico Piamartino.
Em 1994, embarcou para apresentações na Itália (Roma, Florença, Garda), Áustria e Alemanha (Munique/Perlach Bläsorchester).
No Brasil, concluiu o curso de clarinete no Conservatório de Tatuí. Estudou bacharelado em música-clarinete na Unesp (Universidade Estadual Paulista), sob a orientação de Sergio Burgani, graduando-se no curso de licenciatura em educação musical da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Atualmente, Cavalcante é clarinetista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e primeiro clarinete da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Já Moreno, em 2007, ingressou na antiga ULM (atual Emesp – Escola de Música do Estado de São Paulo), no curso de fagote, com o professor Alexandre Silvério. Depois, teve aulas com Fábio Cury.
Até 2009, participou da temporada da Orquestra Sinfônica Jovem de Atibaia, com a qual atuou como solista, e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado. No ano seguinte, participou da Orquestra Jovem de Guarulhos e da Banda Jazz de Diadema.
O instrumentista é integrante da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí como chefe de naipe, monitor dos bolsistas que participam da orquestra desde 2011 e, atualmente, cursa licenciatura em educação musical na Unimes (Universidade Metropolitana de Santos).
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas, dando a estes a oportunidade de “uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho”.
De caráter pedagógico, a orquestra também realiza série de concertos didáticos, cujo objetivo é fomentar o contato com a música clássica, principalmente entre as crianças das escolas públicas.
Tendo João Maurício Galindo à frente, como regente titular, a orquestra tem conquistado cada vez mais espaço no cenário musical, conclui a assessoria.