Recitais de avaliação de alunos de música de câmara começam na segunda

348





Divulgação

Fanny de Souza Lima e Maikel Morelli formam Duo Brasileiro e são convidados especiais da edição 2013

 

Têm início nesta segunda-feira, 23, a nova edição da Semana de Música de Câmara. A ação pedagógico-artística é promovida pelo Conservatório e termina no sábado, 28.

Segundo a assessoria de comunicação da escola de música, a semana transforma as avaliações bimestrais dos estudantes em recitais públicos. As apresentações são gratuitas, diariamente às 9h, 11h, 14h, 16h, 18h e 20h, no Salão “Villa-Lobos”, à rua São Bento, 415.

A Semana de Música de Câmara, coordenada pela professora Míriam Braga, envolve cerca de 600 alunos de diferentes cursos de instrumentos clássicos e canto lírico. Ao todo, 26 professores de diferentes áreas pedagógicas participam na orientação dos estudantes.

A “música de câmara” é uma das oficinas obrigatórias dos cursos de música do Conservatório. A área tem por objetivo possibilitar, por meio da interação das diferentes sonoridades dos conjuntos camerísticos, “o observar do desenvolvimento da técnica instrumental e da disciplina corporal”.

Também permite a observação da “dicotomia tensão/relaxamento, do direcionamento gestual e respiratório em função do discurso musical” dos estudantes.

Também são objetivos das avaliações públicas o incentivo do controle auditivo (percepção e vivência no diálogo musical) e a dramaticidade vocal, instrumental e cênica (imaginação, comunicabilidade, rapidez de reação em palco).

Realizada a cada bimestre, a Semana de Música de Câmara transforma-se em concurso interno ao final do ano, sempre com o envolvimento de todos os estudantes.

“Se para os alunos a série de apresentações é obrigatória e a oportunidade de mostrar o resultado do aprendizado, para a plateia é a chance de acompanhar variados repertório e formações”, destaca a assessoria.

As apresentações são monitoradas pelos professores Ana Lúcia Leite Muzel, Angela Muner, Cristine Bello Guse, Dagma Eid, Eliana Wagner, Graziela Pagotto, Helena Scheffel, Jefferson Perez, José Antonio Pereira, Juliano de Arruda Campos, Juliano Kerber, Luciano Vaz Vieira e Luis Marcos Caldana.

Também acompanham: Marcel Ricardo Villa, Marcelo de Jesus da Silva, Márcia Braga, Marcos Franco, Marcos Pedroso, Maria Eugênia Sacco, Marilane Bousquet, Míriam Braga, Regina Orsi, Ricardo Grion, Selma Marino, Tiago Almeida e Tulio Pires.

A cada edição, a semana recebe convidados especiais – variavelmente grupos formados por professores da instituição.

Neste bimestre, ela tem participação do Duo Brasileiro, formado por Fanny de Souza Lima (piano) e Maikel Morelli (saxofone). Eles se apresentam na quarta-feira, 25, às 19h, no Salão “Villa-Lobos”.

No repertório do recital, estão obras de William Albright (Sonata), Jacob TV (Grab it!) e André Waignein (Rhapsody).