Poupatempo Tatuí terá serviços da Sabesp

Empresa já tem espaço e equipamentos testados no posto local, que completou 12 anos

Parte dos 80 funcionários do posto de Tatuí (foto: Carlos Serrão)
Da reportagem

O Poupatempo de Tatuí completou 12 anos de serviços na terça-feira da semana passada, 20, e, em breve, terá uma novidade para a população: a inauguração de uma agência da Sabesp em seu interior.

O espaço está reservado, equipamentos já foram testados e só falta a confirmação da data. Os serviços a serem prestados serão os mesmos de uma agência física convencional da empresa de fornecimento de água e saneamento, como segunda via da conta, parcelamento, troca de titular, pedido de religação, dúvidas sobre tarifas, emissão de histórico de faturas, solicitação de consertos e ligação de água e esgoto, entre outros.

Segundo Marcela Talita Lima da Paz, gerente do Poupatempo Tatuí desde maio deste ano, “será um grande ganho para a população”. “Hoje, já temos duas centenas de serviços, todos de muita utilidade para o público. A Sabesp vem para agregar ainda mais ao DNA de agilidade e inovação do Poupatempo”, argumenta.

Desde a inauguração, o posto contabiliza 2,8 milhões de atendimentos. Somente neste ano, foram concluídos cerca de 52 mil serviços, segundo Marcela.

Em média, circulam pelo Poupatempo Tatuí de 200 a 300 pessoas por dia. São mais de 250 serviços em um só endereço, com acesso digital à maioria deles.

A chegada da Sabesp deve provocar impacto semelhante ao causado com a soma do Detran, em 21 de outubro de 2013. Tanto que, atualmente, os dois serviços mais procurados no Poupatempo são a renovação de CNH e a transferência de veículos.

“Mas temos também uma grande procura pela emissão do RG, que demora de 15 a 20 minutos aqui no Poupatempo; o documento chega entre 10 e 15 dias para o usuário”, informa a gerente.

Marcela Lima da Paz, gerente do Poupatempo Tatuí (foto: Carlos Serrão)

O serviço mais rápido oferecido pelo posto é o atestado de antecedentes criminais, emitido em cinco minutos se a situação do usuário estiver em ordem. O mais demorado é o primeiro registro de veículo, que demora cerca de 30 minutos.

O posto tatuiano tem aproximadamente 80 funcionários, passando pelo operacional, apoio e administrativo. São sete setores.

Durante o período mais grave da pandemia, o Poupatempo chegou a fechar, entre março e agosto de 2020. Abriu com restrições em setembro daquele ano, “mas agora está tudo normalizado e estamos operando com 100% de nossa capacidade”, afirma Marcela.

Desde a inauguração, no dia 20 de dezembro de 2010, o Poupatempo já teve os serviços Acessa SP, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e Procon, atualmente funcionando em outros endereços.

Marcela lembra que o Poupatempo foi implantado em 1997 pelo governo de São Paulo para facilitar o acesso aos serviços públicos do estado.

“Tendo como base seu DNA em inovação, o programa se modernizou nas duas últimas décadas e, além de expandir as unidades físicas e totens de autoatendimento, agora também está na casa das pessoas, na palma da mão, seja pelo aplicativo Poupatempo Digital ou no portal, com os 250 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, onde e quando o usuário quiser”, afirma.

Ela cita, ainda, a alta aceitação do serviço, reconhecido oito vezes consecutivas como o ‘Melhor de São Paulo’, em pesquisa Datafolha. Em 2021, aferição de satisfação realizada com os usuários apontou 98% de aprovação, segundo a gerente.

“A ampliação e o aprimoramento do atendimento presencial ou remoto são premissas do Poupatempo. Para quem tem dúvidas sobre como realizar os processos de forma online, o portal oferece cartilhas com o passo a passo dos serviços mais solicitados. Também no site e no canal do Poupatempo no Youtube, disponibilizamos vídeos tutoriais”, acrescenta.

De acordo com ela, atualmente, todas as unidades em funcionamento contam com totens, que oferecem a possibilidade de autoatendimento, incluindo o pagamento de taxas, via cartão de débito.

Documentos, como segunda via do RG ou da CNH, podem ser solicitados pelos equipamentos e são recebidos em casa, pelos Correios.

Agendamento

“Um de nossos maiores problemas é a conscientização do público de que nossos serviços são agendados. Isso facilita para todo mundo. Cerca de 70% sabem disso, mas 30% ainda acham que os serviços são de livre demanda”, acentua Marcela. Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é preciso agendar data e hora previamente, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, nos totens de autoatendimento ou através do assistente virtual “P”, que atende no portal e WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Pelos canais digitais, já é possível acessar os mais de 250 serviços eletrônicos, como a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais e acesso à carteira digital de vacinação contra a Covid-19, por exemplo.

O Poupatempo Tatuí funciona na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 135, centro. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. O posto não funciona nestes dias 24, 30 e 31 de dezembro.