Fundo Social de Tatuí forma nova turma com mais de 80 pessoas

Alunos participaram de cursos do Fusstat junto ao Sebrae e ao Senai

Presidente do Fusstat, Regiane Rosa Cardoso, durante entrega de certificados (foto: AC Prefeitura)
Da reportagem

Na noite de terça-feira da semana passada, 20, no auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), aconteceu a formatura de 86 tatuianos que concluíram um dos nove cursos profissionalizantes oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat).

As capacitações aconteceram por meio de parceria com a prefeitura, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no decorrer de 2022.

A solenidade contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, da presidente do Fusstat e primeira-dama, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, da consultora do Sebrae de Sorocaba e gestora de Tatuí, Priscila Rabano Budemberg, do vereador Paulo Sergio de Almeida Martins (PRTB), do diretor de planejamento, Daniel de Camargo Barros, e das conselheiras Rosa Maria de Souza, Juliana Tuani Leite, Geovana Correia de Camargo Martins, Nanci Aparecida Oliveira Rosa, Neuza de Oliveira Carvalho e Daniela Fogaça de Almeida.

Entre os cursos de capacitação oferecidos, esteve o de instaladora elétrica, destinado exclusivamente a mulheres, que aconteceu na sede do Centro de Formação Profissional de Tatuí/Senai, cuja duração foi de 160 horas.

“Fabrique e Venda Pães e Salgados Fitness” denominou outro curso, com aulas na “Carreta Gastronômica”, que ficou estacionada no Paço Municipal “Maria José Gonzaga”, com duração de 20 horas.

Outra capacitação correspondeu ao trabalho de encanador profissional, que também foi no Centro de Formação Profissional de Tatuí/Senai, com 80 horas de capacitação.

No Centro de Capacitação CDHU, foram ministrados os cursos: de designer de sobrancelhas, com 32 horas de duração; especialista em cupcake; especialista em esmaltação em gel; e pizzaiolo profissional, todos com 20 horas de duração. Ainda houve os cursos de especialista em alongamento de unhas e pintor profissional, com 40 horas.

“Agradeço a parceria com o Sebrae, o Senai e a prefeitura, bem como aos alunos, que confiaram em nosso trabalho e, hoje, colhem os frutos de seus esforços, recebendo este certificado. Que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas e de um futuro promissor”, declarou a presidente Regiane.

Para ela, a capacitação é um passo para que “a autoestima dessas pessoas melhore cada vez mais”. “Queremos transformar a vida das pessoas, sendo que muitas vivem em situação de vulnerabilidade, e esses cursos são uma oportunidade de descobrir novas aptidões”, mencionou.

De acordo com a presidente, outro diferencial deste ano é que os cursos tiveram duração mais rápida. “Nós percebemos que existe uma necessidade e uma urgência das pessoas em apreender a botar em prática todo o aprendizado adquirido para, assim, começarem a vender e poder gerar renda extra ou até mesmo uma renda total para as famílias”, enfatizou Regiane.

“De forma presente e participativa, com professores qualificados e competentes e que deram a oportunidade de proporcionar cursos com alta procura para munícipes que, muitas vezes, não teriam condições de cursá-los em suas instituições”, comentou ela sobre a parceria com o Sebrae e o Senai.

“São cursos muito requisitados e que têm fila de espera. A união dessas instituições com a prefeitura foi fundamental para que a capacitação fosse um sucesso”, acrescentou.

Martins, Barros, Débora, Regiane, aluna Luciana e prefeito Cardoso Júnior na solenidade (foto: AC Prefeitura)

Ela antecipou que a parceria continua no ano que vem. “Além disso, estamos estudando a elaboração de novos cursos, para agregar mais pessoas. Aguarem!”, complementou Regiane.

De acordo com ela, de maio deste ano, quando assumiu o comando do Fundo, até a primeira quinzena de deste mês, o Fusstat capacitou mais de 700 pessoas, nos cursos de massas caseiras, kit festa, panificação, jantar especial, tortas, curso para adolescentes, tricô, crochê, macramê, patchapliquê, ponto xadrez, ponto cruz, ponto ajour, bordado da vovó, amigurumi, iniciação de costura industrial, modelagem, modelagem avançada, pequenos reparos e reformas, costura básica, bolsas e bolsinhas, manicure, cabelereiro e banhista de pet.

“Tenho recebido ‘feedbacks’ muito positivos das pessoas que realizaram os cursos. Me disponho em compartilhar o trabalho de cada uma em nossa página oficial do Fusstat, no Facebook, para que possamos impulsionar e incentivar esse trabalho de renda extra. Quanto mais divulgarmos, mais os cidadãos conhecerão as alternativas que temos disponíveis para capacitação”, acentuou.

“Agradeço imensamente a todos os professores que ministraram as aulas. Os alunos não pouparam elogios a eles. Quando há essa interatividade, o aprendizado deslancha, mesmo quando os conteúdos são difíceis e exigem atenção redobrada”, frisou a primeira-dama.

“Quero parabenizar os alunos, o Fusstat e sua equipe, as conselheiras e a presidente Regiane, que tem liderado essa luta e mostrado toda a sua competência. Tatuí, mais uma vez, dá exemplo de que boas políticas públicas se constroem com bons projetos, programas e ações”, declarou o prefeito Cardoso Júnior.

Segundo ele, o foco do projeto foi “retomar rapidamente o mercado de trabalho”, após a paralisação causada pela pandemia. “O setor de planejamento foi fundamental para ajustar a parceria com o Sebrae e o Senai na capacitação para a inclusão da população no mercado, realizado pelo Fundo Social”, exaltou.

“Cada vez mais, as pessoas querem empreender. A qualificação destes cursos contribui para que seja pavimentado o caminho para trabalharem como microempreendedores individuais (MEIs). O empenho de todos foi fundamental. Desejo muito sucesso aos alunos. Que Deus ilumine a vida de todos”, parabenizou.

“A importância do reconhecimento de Tatuí como uma das cidades mais empreendedoras do estado é incomensurável, pois atrai a atenção de investidores e novas empresas, buscando locais para sua instalação ou expansão”, concluiu Cardoso Júnior.

“Mais de um terço dos alunos formados em 2022 passaram por capacitação voltada para o empreendedorismo, fornecida pelo Sebrae”, contou Priscila.

A consultora ressaltou que o papel do Sebrae consiste em ações que se destacam por gerar renda rápida, especialmente no período de pandemia, o que contribui para a redução da pobreza e da desigualdade, educação especializada, inclusão social, formalização de negócios e preenchimento de demanda local por produtos e serviços. A parceria entre a prefeitura de Tatuí e o Sebrae existe há mais de 15 anos.

“Estamos trabalhando em diversos projetos especificamente relacionados ao empreendedorismo. Um dos vetores é o Programa de Desenvolvimento Local (PDL), no qual se incluem os cursos realizados pelos alunos do Fusstat. Ele foi lançado em maio deste ano, e já colhemos bons frutos”, complementou.

Para ela, o programa engloba capacitação de mão de obra, mapeamento de oportunidades de mercado, consolidação de parcerias intersetoriais e incentivo à cultura empreendedora, entre outros temas, sempre com foco na geração de emprego e renda em Tatuí.

“Muitos que têm participado das capacitações já atuam na área e, através dos cursos, aperfeiçoado suas técnicas e agregado valor às entregas. Os cursos possibilitam que, em suas casas, possam gerar renda. Mas, neste caso, ainda há o empreendedorismo por necessidade”, explanou Débora.

A dona de casa Luciana dos Santos Andrade e Silva, que se formou no curso de instaladora elétrica, contou a O Progresso de Tatuí que decidira realizar o curso depois de ter conhecimento sobre ele através de uma amiga.

Ivonilza, que pretende juntar colegas para reparos na casa de conhecidos (foto: arquivo pessoal)

“Sempre fui curiosa e queria saber mais sobre a parte elétrica, já que, para mim, é importante ter noção do básico, para me virar em uma eventualidade”, disse.

Ela comentou que não descarta trabalhar na área. “Mesmo sendo um segmento dominado por profissionais do sexo masculino, não ficarei intimidada, caso necessite colocar o aprendizado adquirido em prática”, sustentou.

“Um dos motivos de ter feito o curso foi esse. Não sei o dia de amanhã. Agora, tenho essa qualificação e, em casa, já fiz algumas coisas. Tem que correr atrás. Não adianta esperar as coisas caírem do céu. Os cursos são de extrema importância”, relatou Luciana.

A funcionária pública Ivonilza Rodrigues, que também é formanda em instalação elétrica, expos que o intuito de realizar o curso foi o de “aprender a maneira certa de se trabalhar”.

Ela reforçou ser entusiasta de serviços que, segunda ela, não convencionais a uma mulher, como instalação elétrica e construção. “Desde cedo, aprendi essas coisas e me viro sem a ajuda de ninguém. Para mim, conhecimento nunca é demais”, garantiu.

“E, como gosto de mexer com a parte elétrica, vi no curso uma chance legal de absorver mais conteúdos sobre a área, com um profissional, e ver o que eu fazia de errado, para corrigir”, afirmou.

Para ela, serviços elétricos requerem frequente atualização, por conta da alta tecnologia. “As aulas me ensinaram sobre a evolução dos equipamentos. É um segmento em que a pessoa precisa ter um preparo. Há ferramentas específicas e cuidamos especiais para diminuirmos os riscos de um choque. Há pessoas no mercado de trabalho que não dão atenção para isso. Mas, eu dou”, acrescentou.

“Agradeço a oportunidade que o Fusstat nos deu, principalmente pela atenção da presidente Regiane, sempre solícita e empenhada, junto com sua equipe, em abrir as portas para que a gente conquiste novos conhecimentos. Isso não tem preço”, enalteceu.

Ivonilza salientou que, voluntariamente, já fez reparos na casa de uma amiga, juntamente com as colegas que fez no curso. “A gente se agrupou e foi colocar em prática os ensinamentos. Foi uma experiência maravilhosa e divertida. Vamos fazer mais vezes, é só nos chamar”, finalizou.