Da reportagem
No início deste mês, A Secretaria de Esporte Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura de Tatuí, recebeu um segundo lote do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, que está sendo distribuído junto às atrações do “Natal Encantado”, para a divulgação do município.
De acordo pesquisa realizada pela pasta do turismo, aproximadamente 80 mil pessoas tinham visitado as atrações natalinas deste ano somente na primeira quinzena do mês.
Publicado em parceria com o jornal O Progresso de Tatuí, a quinta edição do guia, que contêm seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade, foi lançada durante a oitava edição da Feira do Doce, em julho deste ano, que contou com a presença de mais de 175 mil pessoas durante os quatro dias de evento, na Praça da Matriz.
O secretário da pasta, Cassiano Sinisgalli, enfatizou a parceria com o jornal e o conteúdo do material: “Fiquei muito feliz em poder contar novamente com o guia para divulgar a nossa cidade. Ele é um diferencial e nos ajudou muito. Recebemos os turistas e usamos a publicação como referência, pois ela é completa”.
Ele ressaltou que o impresso é “extremamente importante” e que auxilia os turistas a conhecerem a cidade, não só os pontos turísticos, mas também os estabelecimentos comerciais que podem atendê-los.
“O guia nos auxilia muito para promover os atrativos turísticos da cidade e chamar a atenção do público para os eventos temáticos, como é o ‘Natal Encantado’, onde tenho observado pessoas encantadas com as atrações natalinas”, comentou.
“O guia, que conta a história da cidade em detalhes, nos ajuda muito a disseminar conhecimentos que muitas pessoas até desconhecem e outras passarão a saber e a se interessar”, salientou.
“E ainda estimula a economia, ao divulgar a lista de restaurantes, bares e hotéis de forma gratuita. A publicação é uma grande referência”, acrescentou.
Para ele, um momento como o período natalino, com atrativos que atraem grande público, contribui para que muitos tatuianos possam conhecer mais a fundo parte histórica do município, também através do guia.
“Muitas pessoas ainda não fazem ideia de como Tatuí possui um potencial turístico. Quando se deparam com as informações contidas no guia, olham para a cidade com outros olhos. É um sentimento de pertencimento, como costuma frisar o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior”, ressaltou Sinisgalli.
O secretário ainda lembrou que o material também costuma ser distribuído a autoridades e artistas que passam pela cidade, quando realizam apresentações, e aos turistas que procuram o órgão em busca de informações sobre o município.
Além disso, a publicação é utilizada para promover Tatuí em feiras, eventos estaduais, nacionais e, ainda, entregue aos motoristas de Uber, também tidos como “guias turísticos da cidade”.
“Este ano, o Centro Hípico de Tatuí contou com diversos eventos equestres. A Secretaria de Turismo montou um estande com diversos materiais impressos, com destaque para o guia, para que os interessados buscassem informações sobre a cidade”, contou Sinisgalli.
“O fluxo de pessoas foi expressivo, principalmente dos próprios expositores, que se encantaram com o município ao lerem as dicas”, descreveu o secretário.
“Há estâncias turísticas, por exemplo, que não têm um material desta relevância. Quando mostramos o guia a outros secretários municipais de turismo, eles ficam encantados com a qualidade, principalmente das informações”, sustentou.
Nesta edição, o material traz imagens atualizadas dos pontos turísticos locais, clicadas pelos fotógrafos Giorge de Santi e Pablo Ruiz – este, a partir da assessoria de comunicação da prefeitura.
Para esta edição, Santi percorreu os principais atrativos da cidade, registrando espaços como a Basílica de Nossa Senhora da Conceição, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” e as praças centrais.
Neste momento, a distribuição dos guias tem ocorrido durante as apresentações musicais, na Praça da Matriz. Os interessados também podem adquirir exemplares nos PITs (pontos de informações turísticas) da cidade, como o Centro Cultural de Tatuí, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Em simultâneo, também foram encaminhados exemplares da publicação a pontos de interesse turístico e a empresas e prestadores de serviço da área.
Editado pela Empresa de Comunicação Tatuí Cidade Ternura, em parceria com o jornal O Progresso e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, o guia turístico possui um calendário de distribuição pontual, considerando as épocas de maior fluxo de visitantes na cidade.
Por esse motivo, tem o primeiro lote levado a público durante a Feira do Doce, o evento com maior número de turistas na cidade, no início do mês de julho.
Em seguida, reforça a distribuição durante os eventos de aniversário da cidade, em agosto, e, já no final do ano, aproveita o Natal para nova remessa ser levada gratuitamente aos visitantes e mesmo aos próprios tatuianos. Ainda, outro volume é reservado para os demais eventos de maior relevância ao longo do ano.
O objetivo, com a circulação escalonada, é tanto divulgar, sobretudo, os atrativos locais para os visitantes quanto, em simultâneo, dinamizar ao máximo a visibilidade dos parceiros publicitários do guia turístico, que o figuram como anunciantes.
“Aproveitando ser um guia com conteúdo atemporal – neste caso, que mantém a mesma relevância em qualquer época do ano -, conseguimos garantir ainda mais publicidade a nossos parceiros”, observou Lívia A. Rodrigues de Oliveira, gerente administrativa da empresa.
“isso acontece porque os serviços e os empreendimentos dos anunciantes são evidenciados ao longo de todo um ano e em meio aos eventos mais significativos da cidade em termos de público”, conclui ela.
Junto ao público
Os comerciantes Edmundo Silva e a esposa Sandra, que possuem há 15 anos uma barraca na Feira de Artesanato, na Praça da Matriz, e usam o Guia Turístico “Tatuí Cidade Ternura” no local de trabalho, afirmaram que o material é importante para divulgar a cidade.
“É muito bem elaborado e destinado a um público – principalmente o turista – que busca todo tipo de informação sobre a cidade. São pessoas curiosas. E, quando estão no município, caçam as curiosidades. Isso é fundamental para uma divulgação com mais qualidade”, sustentaram.
Os artesãos afirmaram ter atendido muitas pessoas de fora da cidade, que vêm conferir as atrações natalinas. “É um público que, além de visitar entes queridos, também vem prestigiar a nossa cidade e acaba ficando encantado com o clima nesta época do ano”, acentuaram.
“Com isso, passeiam pela cidade em busca de coisas pitorescas, que fogem do dia a dia delas. Além das dicas que damos, mostramos o material impresso. Muitos tatuianos que não conhecem diversos lugares da cidade, com o guia, acabam tendo conhecimento”, pontuou Silva.
O produtor rural Pedro Amaro, de Cerquilho e que reside em Boituva há 15 anos, trouxe a família para conhecer Tatuí justamente na abertura do “Natal Musical”, quinta-feira, 15.
“Minha esposa Catarina e eu ficamos curiosos em visitar o ‘Natal Encantado’, depois de vermos algumas publicações nas redes sociais. Fiquei encantado com o Pinheirão. Soube que caiu um raio, na década de 1970. Ele é grande. Fico imaginando como era seu tamanho original. É lindo de ver a praça repleta de pessoas curtindo essa época tão gostosa do ano”, afirmou Amaro.
Visitantes como ele adquiriram o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” na Praça da Matriz. “Não imaginava que o município tivesse tantos atrativos. Moramos tão perto. A cidade merece uma nova visita, principalmente para saborearmos os doces caseiros”, ressaltou o cerquilhense.