‘Natal Encantado’ atrai grande público

Milhares visitam as atrações natalinas de Tatuí na primeira quinzena do mês

Público comparece a inauguração do Natal Encantado 2022, na Praça da Santa (foto: Cassiano Sinisgalli)
Da reportagem

Aproximadamente 80 mil pessoas visitaram as atrações do “Natal Encantado 2022” na primeira quinzena do mês. As informações são da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

Durante a abertura oficinal, dia 1º, quinta-feira, com o acendimento do tradicional Pinheirão e a abertura da “Casa do Papai Noel”, na praça Martinho Guedes (Praça da Santa), o secretário da pasta, Cassiano Sinisgalli, antecipou que a expectativa para este ano é de cerca de 100 mil pessoas, entre moradores e visitantes.

O número representa quase o triplo do ano passado, quando em torno de 35 mil pessoas circularam pelas atrações do “Natal Encantado”. A ação segue até sexta-feira, 23, com variadas atrações.

Sinisgalli comentou que, no dia 6, a Caravana de Natal da Coca-Cola concentrou milhares de munícipes pelas ruas da cidade, principalmente na etapa final do percurso, quando os caminhões estacionaram em frente ao Pinheirão.

“Só para se ter ideia, nesse dia, mais de 3.000 visitantes estiveram na ‘Casa do Papai’, que chegou a ter horário esticado para atender à demanda, que já imaginávamos que seria grande, pois a caravana é um dos momentos mais aguardados pela nossa população”, frisou.

Para ele, a movimentação expressiva na região central também se deve ao período pós-pandêmico, com o retorno à normalidade das atividades.

“As pessoas estavam ansiosas por este momento. Ano passado, mesmo tendo o ‘Natal Encantado’, havia restrições, como a impossibilidade de as pessoas irem até o Papai Noel. O desejo estava represado. Agora, a visitação está aberta e superando nossas expectativas”, mencionou o chefe da pasta.

“Fez muita falta essa interação. É o momento em que as crianças podem se aproximar de um dos personagens mais mágicos que existem, entregarem suas cartinhas, numa decoração que remete ao fato de Tatuí ser a Terra dos Doces Caseiros”, afirmou.

Para Sinisgalli, o comércio fortalecido pode ajudar a retomada econômica do município, gerando renda e emprego, além de estimular o turismo na Capital da Música, reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico).

“Bares e restaurantes têm tido público grande durante este período. A cidade, que normalmente fica tranquila no período noturno, agora está agitada. Os estacionamentos estão lotados, pois é difícil encontrar lugar para estacionar nas ruas da região central. O comércio está vivo e crescendo. Por isso, devemos, cada vez mais, propagar o turismo em nossa cidade”, frisou Sinisgalli.

O secretário enfatizou a importância do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, que está em sua quinta edição e é fruto da parceria entre a Secretária Municipal de Turismo e o jornal O Progresso de Tatuí.

“Tenho observado pessoas encantadas com as atrações natalinas da nossa cidade. O guia, que conta a história da cidade em detalhes, nos ajuda muito a divulgar informações que muitas pessoas até desconhecem e outras passarão a saber e a se interessar”, salientou. “E ainda estimula a economia, ao divulgar a lista de restaurantes, bares e hotéis de forma gratuita”, acrescentou.

Grupo musical da Igreja Adventista do Sétimo Dia no “Natal Musical” (foto: Fábio Morgado Rotta)

Durante a abertura do “Natal Musical, na quinta-feira, 15, que contou com a presença da Orquestra Sinfônica de Tatuí, sob regência do maestro Eduardo Augusto e participação especial do Coral “Espaço Feliz”, do Lar Donato Flores, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior lembrou que “o Natal é um momento de reflexão”.

“É gratificante ver a nossa população reunida na praça, nesta época tão especial. É quando se encerra um ciclo e nos preparamos para outro, cheio de planos e sonhos. É também para repensar nossas atitudes, sobre nossa conduta, sobre o que temos feito”, comentou ele, na noite de abertura.

Comércio

Por sua vez, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí (ACE), Lúcia Bonini Favorito, citou que a associação resolveu iluminar as principais ruas da região para harmonizar com o ‘Natal Encantado’.

“Nosso objetivo foi fazer com que o consumidor tenha a alegria do Natal, pois, após dois anos de pandemia de Covid-19, nada melhor que celebrarmos a felicidade, com a retomada da economia e a normalidade. As pessoas têm elogiado. O cenário ficou mais acolhedor, como é o espírito natalino”, realçou.

Lucia pontuou que as vendas, nos primeiros 15 dias do mês, estão dentro da normalidade, e prevê que o pico seja nos últimos dias que antecedem à véspera do Natal.

“Parece ser uma tradição de parte da população em deixar para comprar os presentes na última hora. Já há uma movimentação maior, até por conta do horário comercial, que foi ampliado para a ocasião. Na sexta-feira, 23, e sábado, 24, as vendas serão bem expressivas”, acrescentou a presidente.

Ela enfatizou que eventos como a Feira do Doce e as atrações natalinas colocaram Tatuí no “mapa turístico” por serem atrativos expressivos e fomentarem o comércio.

“O turismo é uma indústria que movimenta financeiramente a cidade e que traz dinheiro de fora e gera empregos”, defende ela, lembrando que a “Fanfarra de Natal”, da ACE, continua percorrendo as ruas centrais, com a presença do Papai Noel e músicos, até sexta-feira, 23.

Segurança

Segundo o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos, até terça-feira, 20, tinham acontecido somente duas ocorrências policiais durante o “Natal Encantado”. “A primeira foi a averiguação de uma mulher que denunciou seu ex-companheiro. A equipe foi até o local, o abordou e o encaminhou à Delegacia de Polícia, onde foi constatado que ele tinha um mandado de prisão em aberto”, contou.

“O segundo caso foi de mulher que esqueceu a bolsa em um banco, na Praça da Matriz. Ao voltar para buscar, infelizmente não a encontrou. Foi aberto um boletim de ocorrência”, explicou.

De acordo com Campos, o planejamento de segurança é organizado com as participações da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar, somando aproximadamente 12 guardas no patrulhamento ostensivo pelas ruas centrais.

“Na região central, há pelo menos uma viatura estacionada ou em patrulhamento. O monitoramento também é feito através de câmeras de segurança, na sede da GCM, 24 horas por dia. Todas as praças da área central estão sendo monitoras”, explicou.

“A atuação da GCM tem sido árdua e diuturnamente. Trabalhamos para que o comerciante e o cidadão se sintam protegidos.  A população sempre faz a sua parte. Esperamos um público participando ativamente e com tranquilidade durante as festividades, como aconteceu na última edição da Feira do Doce”, pontuou Campos.

Os atrativos natalinos contam também com atuações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, responsáveis por tripularem a viatura da brigada de incêndio.

Para os comerciantes Edmundo Silva e a esposa Sandra, que possuem há 15 anos uma barraca na Feira de Artesanato, na Praça da Matriz, o “Natal Encantado” tem dado bons resultados nas vendas.

“Percebi que grande parte do público está preferindo presentear com coisas de menor valor. Isso tem nos ajudado, já que produzimos itens de utilidade doméstica, principalmente para a cozinha”, contou Silva.

O artesão afirmou que tem atendido muitas pessoas de fora da cidade, que vêm conferir as atrações natalinas. “É um público que, além de visitar entes queridos, também vem prestigiar a nossa cidade e acaba ficando encantado com o clima nesta época do ano”.

Daniel Pereira e a esposa Joice, de Sorocaba, vieram para Tatuí visitar parentes, no sábado, 17, e aproveitaram para conferir os enfeites natalinos e assistir à apresentação do Coral Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“Além da boa música, Tatuí também tem um espírito natalino fantástico. Estamos emocionados com a qualidade das atrações, com a receptividade nesta época do ano”, afirmou o casal após o show na Matriz.

O produtor Pedro Amaro, de Cerquilho e que reside em Boituva há 15 anos, trouxe a família para conhecer Tatuí justamente na abertura do “Natal Musical”, quinta-feira, 15.

“Minha esposa, Catarina, e eu ficamos curiosos em visitar o ‘Natal Encantado’ depois de vermos algumas publicações nas redes sociais. Fiquei encantado com o Pinheirão. Soube que caiu um raio, na década de 1970. Ele é grande. Fico imaginando como era seu tamanho original. É lindo ver a praça repleta de pessoas curtindo essa época tão gostosa do ano”, disse Amaro.

O professor de história Thiago Souza e a esposa dele, Mirtes, de Sorocaba, aproveitaram o início do recesso escolar para visitarem familiares em Tatuí.

“Minha cunhada disse que haveria atrativos natalinos, que são tradicionais na cidade, e quis trazer nossos dois filhos, o Miguel, de quatro anos, e a Laura, de cinco anos, para visitarem a Casa do Papai Noel, junto com os priminhos. Foi lindo”, disse ele.

“Com a pandemia, infelizmente, evitamos sair com eles. Essa é a primeira vez que o Enzo conheceu o bom velhinho, que é uma simpatia”, acrescentou.

O casal, que se informava com o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, afirmou que, no próximo ano, deve visitar a Feira do Doce, que terá a nona edição, ainda sem data confirmada. “Os doces ABC são uma iguaria. Sempre levamos para Sorocaba. Se Deus quiser, visitaremos a feira”, explanou.