Da redação
O técnico Tite divulgou na tarde de segunda-feira, 7, os 26 jogadores que defenderão a seleção brasileira de futebol em busca do hexacampeonato da Copa do Mundo, a partir do dia 24, uma sexta-feira, no Catar.
No entanto, duas semanas antes, Tite precisou enviar uma lista prévia à Fifa (Federação Internacional de Futebol) com 55 atletas que poderiam ser convocados. Nessa lista, um dos nomes presentes é do tatuiano Rodinei Marcelo de Almeida.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) optou por não divulgar a pré-lista, mas, até esta terça-feira, 8, tinham sido “vazados” os nomes de 13 jogadores que não entraram na convocação final (14 nomes ainda são desconhecidos).
Com a recente conquista da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil – na qual, Rodinei converteu o pênalti que garantiu o título ao Flamengo -, o tatuiano atua justamente na posição que acabou gerando a maior polêmica na convocação de Tite: a lateral-direita.
Titular da posição, a vaga de Danilo, da Juventus (Itália), estava garantida, entretanto, a convocação de Daniel Alves, do Pumas (México), recebeu muitas críticas de torcedores e da imprensa esportiva.
Em uma enquete feita pelo site “Globo Esporte”, Alves ficou na quarta posição na preferência do público para a posição, com 24.210 votos. À frente do jogador de 39 anos, o público colocou Danilo, com 145.214 votos, Emerson Royal, do Tottenham (Inglaterra), com 67.831 votos, e Rodinei, com 30.922 votos.
Nos meses recentes, a convocação do atleta tatuiano foi solicitada publicamente pelo narrador Galvão Bueno e pelos jogadores David Luiz e Arturo Vidal, companheiros dele no Rio de Janeiro, com participações em mundiais no currículo.
Até a véspera da estreia brasileira no Catar, Tite ainda pode convocar outros jogadores, caso algum dos 26 selecionáveis sofra alguma lesão. Assim, o único tatuiano garantido na Copa do Mundo de 2022 é o árbitro-assistente Danilo Ricardo Simon Manis.