Da redação
Na quarta-feira, 23, às 19h, o teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, recebe “A Banda do Villa”, uma releitura de partituras de autoria de Heitor Villa-Lobos, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Com coordenação do maestro Marcelo Jardim, a iniciativa tem entrada gratuita e é uma realização conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Conservatório de Tatuí.
A ação integra o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), dentro do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a UFRJ.
O projeto “A Banda do Villa” faz parte da pesquisa de doutorado de Marcelo Jardim, na qual arranjou e editou, para a utilização em bandas e corais, partituras que o maestro Villa-Lobos escreveu originalmente para a Semana de Arte Moderna de 1922.
“Esse estudo vem sendo desenvolvido desde 2011 e tem como objetivo a restauração das partituras da obra de Heitor Villa-Lobos, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para a banda sinfônica”, explica Jardim.
Segundo ele, o maestro Villa-Lobos acreditava que a banda era um dos mais importantes fatores de educação musical e expressão artística. “Essa tese de doutorado investiga os caminhos que o compositor trilhou para criar suas obras e o tipo de escrita direcionada à banda de música e sinfônica”, completa.
A apresentação de “A Banda do Villa” terá a participação de alunos do Conservatório, ganhadores dos concursos de violão e piano do projeto Revisitando o Modernismo, realizado em 2021.
A programação inclui, ainda, a exibição de um documentário com algumas das obras pesquisadas por Jardim. O encerramento será com um tributo à diversidade musical da América Latina, apresentação do álbum inédito intitulado “24 Caprichos Latino-Americanos”, do compositor Arthur Barbosa. A execução será de Emanuelle Baldini, violinista e maestro da Orquestra Sinfônica de Tatuí.