Duplas de equipe local de rali aceleram em areias argentinas

Nova edição do Sarr percorre cerca de 4.000 km até dia 26

Lélio Júnior e Weberth Moreira levantam poeira no início de rali sul-americano (foto: divulgação)
Da redação

Os competidores da terceira edição do Sarr (South American Rally Race) já estão acelerando em desertos da Argentina. Logo na primeira etapa da edição, disputada na quinta-feira, 17, uma dupla da Território Motorsport, equipe tatuiana de rali, conseguiu o segundo melhor tempo de uma das categorias.

Na véspera do início oficial, todos os competidores disputaram o prólogo, na quarta-feira, 16, em trecho cronometrado de 12 quilômetros, para definição da ordem de largada da primeira das nove etapas do rali sul-americano.

Entre as quatro duplas que representam a Território Motorsport, com os UTVs Maverick X3 TM, o melhor desempenho no prólogo foi de Carlos de Castro Neto e Lourival Roldan, com o tempo de 7 minutos e 57 segundos, alcançando o quinto lugar na largada da categoria “T3.2”.

Na mesma categoria de Castro e Roldan, a dupla Lélio Júnior e Weberth Moreira também conseguiu um lugar no “top 10”. Eles concluíram o percurso em 8 minutos e 57 segundos, suficientes para largar na nona posição.

As outras duas duplas da equipe local competem na categoria “T3.1”. Os argentinos Nazareno López e Ricardo Torlaschi iriam largar na 14ª posição, com o tempo de 8 minutos e 6 segundos, somente um segundo mais rápidos que Edu Piano e Solon Mendes, os quais largariam na 15ª colocação.

Na etapa de abertura do Sarr, a largada ocorreu em La Rioja e a chegada, em Chilecito, em percurso de 390 quilômetros, incluindo uma “especial” (trecho cronometrado) de 250 quilômetros.

Os pilotos estreantes na prova, Castro Neto e Lélio Jr, segundo a assessoria de comunicação da equipe local, “mostraram que estão preparados para enfrentar o extenso roteiro em meio aos desertos argentinos”.

Acompanhado de Roldan, Castro Neto fez o segundo melhor tempo do dia na categoria T3.2, com o tempo de 7 horas, 47 minutos e 18 segundos. Com o tempo de 9 horas, 1 minuto e 37 segundos, Lélio e Moreira ficaram na sétima posição da mesma categoria.

Entre as duas duplas da equipe que estão na terceira participação no Sarr, ambas inscritas na categoria T3.1, López e Torlaschi completaram a primeira etapa no quinto lugar, em 7 horas, 30 minutos e 18 segundos. Enfrentando várias adversidades, inclusive, uma pane seca, Piano e Solon Mendes chegaram na 17ª posição, com o tempo de 8 horas, 35 minutos e 35 segundos.

Na terceira edição, o novo desafio do Sarr é em meio ao deserto, cruzando cinco províncias argentinas e passando pela região da Cordilheira dos Andes, incluindo os trajetos por onde o Rally Dakar (principal rali do mundo) passou quando era disputado na América do Sul.

A atual edição é formada por nove etapas, com um trajeto total próximo de 4.000 quilômetros, sendo encerrada no próximo sábado, 26. Neste período, os competidores terão somente um dia de descanso, na segunda-feira, 21.

Nesta sexta-feira, 18, a caravana do Sarr largou de Chilecito, tendo a chegada no Circuito Internacional de San Juan. Durante o trajeto de 550 quilômetros, os competidores enfrentariam uma especial de 330 quilômetros (o resultado não foi informado até o fechamento desta edição, às 17h).