Da reportagem
A Guarda Civil Municipal de Tatuí está sob novo comando. O GCM Valderlei dos Passos assumiu o cargo na tarde de quinta-feira, 10, no lugar do ex-comandante Antonino Costa, em cerimônia no Paço Municipal “Maria José Gonzaga”.
O evento contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, do secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel Miguel Ângelo de Campos, além de vereadores, autoridades civis, militares e familiares do comandante empossado.
Campos – que participou da formação da primeira e da segunda turma da GCM – classificou a mudança como um momento “ímpar” para a corporação. Segundo ele, ainda devem ocorrer outras mudanças, com o intuito de que todos os GCMs possam exercer a função de comando.
“Temos um bom quadro, e foi difícil escolher o novo comandante. O GCM Costa fez um excelente trabalho, mas a ideia é que os profissionais que estão no topo da corporação tenham a oportunidade de exercer o comando perante a tropa”, argumentou o secretário.
O prefeito, por sua vez, agradeceu ao ex-comandante Antonino Costa, que “cumpriu com louvor sua função”, e ainda destacou que a “GCM tem bons quadros e, com certeza, seguirá com sucesso agora com o GCM Passos à frente do trabalho de servir a comunidade”.
O prefeito comentou que, nos últimos meses, foram anunciadas algumas conquistas, com relação a equipamentos, e que, logo, será realizado um novo concurso público para aumentar o efetivo da corporação.
Atualmente, são 138 guardas civis municipais, atendendo a cerca de 400 ocorrências por mês, 24 horas por dia.
Para encerrar a cerimônia, o prefeito entregou às divisas de comandante, que foram sobrepostas ao uniforme do GCM.
Vanderlei dos Passos tem 48 anos, é nascido em Tatuí e tem formação de nível superior em letras, pela Organização de Ensino Superior – OSE, de Itapetininga. Ele é Guarda Civil Municipal há 26 anos – desde o início da formação da corporação -,
pela qual passou por todas as classes até chegar a inspetor.
Passos trabalhou como coordenador de trânsito por 12 anos, desenvolvendo o projeto Caminhar, que era realizado pela GCM nas escolas da rede pública de Tatuí. Até assumir o cargo de comandante, era responsável pelo estágio de qualificação dos GCMs, realizado anualmente.
O guarda empossado agradeceu a oportunidade em servir a corporação e se comprometeu em “auxiliar na segurança e proteção da população”. Ainda disse estar emocionado e honrado em assumir o cargo e destacou que começará o trabalho “com o pé direito”, apontando a chegada de uma nova viatura para a corporação.
Nova viatura
O novo comandante esteve nesta sexta-feira, 11, em Itapeva (SP), acompanhado do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e do secretário da Segurança Pública Mobilidade Urbana, coronel Miguel Ângelo de Campos, para receber uma nova viatura à Guarda Civil Municipal.
Tatuí foi contemplada com uma viatura que integrará a frota municipal para a realização de monitoramento e segurança na área rural, pelo programa Agro SP Mais Seguro, do governo do estado de São Paulo.
O veículo é do tipo S10 LS, mecânica 4×4, 2.8L, turbo diesel, modelo 2022, cabine dupla, equipada com guincho, reboque, quebra-mato, faroestes, estribo e rádio comunicador.
A ação faz parte do Programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais, cujo objetivo é investir em políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável.