Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, preparou uma programação cultural dedicada às crianças para o mês, em comemoração ao Dia da Criança – celebrado em 12 de outubro.
As atividades terão a participação de alunos das redes pública e particular da Educação, com o objetivo de “desenvolver a comunicação, a criatividade, a cooperação, a responsabilidade, a expressão artística e o hábito de ouvir”, informa a prefeitura.
Como parte da programação, de 1º a 19 de outubro, acontece a “Exposição de Artes Visuais do Concurso Paulo Setúbal – Alma Cabocla”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” – mostra produzida por alunos da rede municipal de Tatuí.
No sábado, 9, às 10h, o MHPS recebe o projeto de contação de histórias “A Folha Sonhadora”, com Talita de Oliveira Camargo, que também faz parte do 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
No dia seguinte, domingo, 10, às 15h, as crianças poderão prestigiar, no canal do Museu no Youtube, a “Aula Espetáculo Circense”, com Simone Brites Pavanelli, outra atividade do festival.
Outras atividades, que também fazem parte do evento, serão realizadas nos dias seguintes, todas no canal do Museu no Youtube: teatro musical “Os Saltimbancos”, com o maestro Luís Bernardo Trindade, no dia 11, às 15h; projeto “Apenas Dance (Breaking para Todos)”, de Emerson Henrique Dias Pontes, no feriado 12, às 10h; e o projeto “Realismo Fantástico no Interior”, de Nicolás Mariano Noya, dia 28, às 19h.
No Dia das Criança, às 11h, na Praça do Museu, o Festival de Arte e Cultura apresentará o espetáculo “Asas no Quintal de Paulo Setúbal”, de Tamires Freire de Carvalho.
De 13 a 15 de outubro, das 8h às 14h, a educação infantil da Escola Ternura visitará a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”. Esse mesmo local receberá mais dois eventos: dia 21, às 9h e às 14h, o Programa Viagem Literária, “As Peripécias de Mestre Gato”, do grupo “Mandigueiras da Pracinha”; e dia 29, às 14h, “Jaime Pinheiro Resgata a Cultura Caipira”.
Conforme a prefeitura, todos os projetos que compõem o festival, promovido pelo MHPS, foram premiados pelo edital de cultura 01/2021. Já o “Viagem Literária” é um programa de estímulo à leitura, realizado pela “SP Leituras” e mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.