Da redação
A curva de contaminação causada pela Covid-19 voltou a cair no início de mais uma semana em Tatuí, entre sábado, 28, e esta terça-feira, 31 de agosto. Já o índice de mortes pela doença permaneceu estável no período, na comparação com o começo da semana anterior.
Conforme balanço feito com base nos dados divulgados diariamente pela Vigilância Epidemiológica, nas 96 horas recentes, o município confirmou 17 exames positivos a menos que no período anterior (de 21 a 24 de agosto).
O número representa queda de 53,12% no início desta semana (de 28 a 31), com 15 casos confirmados em quatro dias, contra 32 no mesmo período da semana passada (21 a 24).
Pelo balanço, a média de diagnósticos entre sexta-feira e terça-feira ficou em 3,75 infectados por dia – cerca de um caso a cada sete horas. No atual período, o município registrou 323 notificações da doença, confirmou 15 e descartou 326.
No mesmo período (28 a 31 de agosto), o órgão da Secretaria de Saúde confirmou uma vítima fatal da doença – mesmo número registrado nos quatro dias da semana anterior (21 a 24 de agosto).
O óbito foi confirmado na manhã de segunda-feira, 30 de agosto, referente a um homem de 30 anos. O paciente estava internado no Centro Hospitalar de Santo André, onde falecera no dia 22 de agosto.
Até esta terça-feira, 31 de agosto, o órgão da Saúde ainda aguardava o resultado do exame de um paciente de 64 anos falecido na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia, na noite de domingo, 29, às 22h25, com sintomas da doença.
Até a divulgação do boletim mais recente, atualizado na manhã de terça-feira, o município somava 72.639 notificações da doença, sendo sete casos suspeitos aguardando resultado dos testes, 54.604 descartados e 18.082 positivos.
Dos confirmados, 17.616 pacientes já estavam recuperados (97,4%), 451 morreram e 15 ainda seguiam em tratamento: oito em hospitais e sete em isolamento domiciliar. Entre os casos suspeitos, havia o óbito e seis permaneciam em tratamento hospitalar.
Na Santa Casa, onde a UTI tem capacidade para 15 leitos, estavam internados três pacientes na terça-feira (taxa de ocupação de 20%). Já os leitos clínicos têm capacidade para 22 pacientes e estavam internados sete nessa área (ocupação de 40%).
No hospital particular, seguia internado um paciente na ala de leitos clínicos reservados ao tratamento de pacientes com suspeita ou exames positivos para a Covid-19. Ele tinha quadro de saúde estável.
Vacinação no município
Na terça-feira, 31, a Vigilância Epidemiológica deu início à imunização de um novo público-alvo. O município está vacinando adolescentes a partir de 15 anos completos sem comorbidade e a partir de 12 anos com comorbidades e/ou deficiências, grávidas e puérperas.
Com a inclusão da nova faixa etária, até a manhã de terça-feira, a VE já havia aplicado 133.715 doses das vacinas Butantan/Coronavac, Fiocruz/AstraZeneca, Biontech/Pfizer e Janssen, das quais 89.733 são referentes à primeira dose, 40.890, à segunda e 3.092, a dose única.
A vacinação para este público continua nesta quarta-feira, 1º de setembro. As doses são aplicadas em sistema drive-thru somente no estacionamento da nova prefeitura, em frente à UPA, das 8h às 17h. Os pedestres podem receber a imunização na Emef “João Florêncio”, centro, das 8h às 16h.
Para as pessoas dentro da faixa etária, no momento da vacinação, é necessário estar com um responsável ou apresentar termo de responsabilidade preenchido pelos pais ou responsáveis. O documento pode ser baixado no site da prefeitura.
Para as jovens gestantes e puérperas, é necessário apresentar a carteirinha de pré-natal ou a certidão de nascimento do bebê, além de documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de endereço de Tatuí.
A segunda dose está sendo aplicada em todos os que receberam a primeira, respeitando a data agendada na carteirinha de vacinação.