Da reportagem
Teve início na terça-feira, 24, o período de inscrições para o programa “Bolsa Trabalho”, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do governo do estado de São Paulo. Em Tatuí, são disponibilizadas 40 vagas. O interessado tem até segunda-feira, 30, para se inscrever no link https://bit.ly/38fRsP3.
De acordo com o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, o programa busca proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para as pessoas desempregadas.
O programa é voltado para pessoas que não sejam beneficiárias de Seguro-Desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente, principalmente jovens e mulheres maiores de 18 anos de idade, residentes no estado de São Paulo a mais de dois anos e com renda familiar de até R$ 550.
“O programa atua em três eixos: trabalho, capacitação e na colaboração em serviços de interesse da comunidade. Além de ganhar a bolsa, as pessoas vão poder trabalhar em benefício da sua comunidade”, apontou o secretário.
O Bolsa Trabalho oferece uma bolsa-auxílio de R$ 535 – incluindo cesta básica – durante cinco meses, para exercerem trabalhos em órgãos públicos, conforme direcionamento municipal, com carga de quatro horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira.
Além disso, os inscritos podem escolher seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com 80 horas de duração: auxiliar de controle de produção e estoque, gestão administrativa, gestão de pessoas, organização de eventos, rotinas e serviços administrativos e secretariado e recepção.
Bosso explicou que, das 40 vagas disponíveis, 2% são destinadas a egressos do sistema prisional e 3% a pessoas com deficiência. “Já temos mais de 70 inscritos. Todos serão avaliados pelo próprio governo, conforme os critérios do estado”, apontou o secretário, na sexta-feira, 27.
As inscrições ao Bolsa Trabalho são gratuitas e online, sendo necessário ter em mãos RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço. A convocação dos selecionados será entre os dias 8 e 10 de setembro, por meio do Diário Oficial do Estado.
“Os usuários podem fazer a inscrição pelo celular, mas aqueles que não tiverem acesso à internet podem procurar um dos quatro Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou o CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), que eles estão preparados para ajudar a fazer o cadastro”, concluiu o secretário.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento Bolsa do Povo 0800 7979 800 ou pelo WhatsApp (11) 98714-2645.