Da redação
Após alcançar o acesso ao Campeonato Mato-Grossense da Série A de 2022, no final de semana anterior, o goleiro José Roberto Bonini Neto, de 26 anos, conquistou o título da segunda divisão do campeonato estadual do Mato Grosso, no sábado, 7.
Com o tatuiano como titular da meta, o Clube Sport Sinop disputou a decisão do campeonato, “em casa”, contra o Academia. Com gols anotados por Rico e Cleberson Tiarinha, o “Fera do Norte” venceu por 2 a 0 e tornou-se campeão pela primeira vez em sua história.
O Sport Sinop é um clube-empresa de futebol, da cidade homônima, fundado oficialmente em 12 de abril deste ano. A primeira partida oficial do clube aconteceu em 3 de julho, na derrota por 1 a 0 contra o Academia.
Na sequência do turno, o Sport Sinop venceu o Araguaia, pelo placar de 2 a 0, e empatou, por 1 a 1, diante do Mixto. Nesses jogos, Pablo defendeu a meta da equipe e Neto esteve no banco.
No entanto, Neto assumiu a titularidade no returno do torneio, alcançando: triunfo por 2 a 0 contra o Mixto; empate sem gols diante do Academia; e vitória, por goleada, pelo placar de 7 a 1, contra o Araguaia, garantindo o acesso à “elite mato-grossense”.
Além do acesso e o título da segunda divisão do certame mato-grossense, a campanha ainda colocou a agremiação do arqueiro tatuiano como detentora do melhor ataque e da melhor defensa entre os quatro clubes.
Em 2022, os finalistas desta edição do torneio se juntarão a outros oito times que disputam a primeira divisão do estadual: Ação, Cuiabá, Dom Bosco, Grêmio Sorriso, Luverdense, Nova Mutum, União e Operário-VG.
Com passagem pela categoria sub-15 do Internacional, de Porto Alegre (RS), Neto defendeu outros nove clubes na carreira, a maioria deles no interior de Minas Gerais. Ele esteve no Dom Bosco, de Cuiabá (MT), antes de ser contratado, no início de junho, pelo clube recém-fundado.