Da reportagem
Mais uma ação do programa de Arborização Urbana e Recuperação de Nascentes – promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (Faesb) – foi realizada no sábado da semana passada, 26 de junho, em comemoração ao mês do meio ambiente.
Na atividade, cujo objetivo era recuperar a área permanente da nascente localizada na praça Mário Cóscia, no Jardim Wanderley, foram plantadas 52 árvores nativas de diferentes espécies. As mudas foram doadas pelo projeto “Viveiro Faesb”.
Participaram do plantio os alunos do primeiro curso de extensão em legislação e educação ambiental aplicadas às propriedades rurais, vinculado ao curso de engenharia agronômica da instituição de ensino.
“A iniciativa de integrar a ação do plantio de mudas, como sendo uma das atividades de conclusão de curso dos alunos da faculdade, foi bastante feliz. Além disso, o local escolhido é uma área de lazer bastante aproveitada pela população”, afirma a diretora executiva da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tatuí, Fabiana Grechi.
O diretor da Faesb, Antonio David Julian, e as coordenadoras do curso de extensão e de engenheira agronômica da faculdade, Cristiane Gaiotto Caldana e Selma Vieira, respectivamente, reforçaram o compromisso da faculdade com a “missão” educacional, cultural e social na ação.
O coordenador de licenciamento e controle ambiental Danilo Floriano acrescenta que “o enriquecimento da vegetação agrega valor em termos de qualidade de vida para a população de Tatuí e proteção para essa nascente”.
Eles também destacam a importância das ações ambientais no município e da aproximação da instituição de ensino à população, por meio de ações práticas, como a educação ambiental, integrante do programa “Município VerdeAzul – PMVA”, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo.
O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Junior, também exaltou a importância do projeto do curso de extensão da recuperação da nascente, “visto que ambos colaboram com o processo de conscientização da população em proteger áreas de preservação ambiental”.