Da redação
A prefeitura, pelo Departamento de Fomento à Agricultura, pertencente à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, recolherá no dia 28, uma quarta-feira, das 8h às 13h, na Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí), embalagens vazias de agrotóxicos.
A ação será realizada em parceria com o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), o Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, a Cooper Tatuí (Cooperativa dos Produtores Rurais de Tatuí e Região) e as agropecuárias Inseminart e NF.
O evento é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos voltado para os agricultores, e visa auxiliá-los na destinação correta, sem causar danos ao meio ambiente, além de cumprir a determinação do Ministério da Agricultura, de acordo com a lei federal 9.974/2000 e o decreto federal 4.074/2002.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, o descarte irregular e os resíduos de agrotóxicos, que podem permanecer nas embalagens, gera o risco de contaminação do meio ambiente e trazer problemas de saúde. “Por isso, é importante que os produtores rurais não deixem de participar da ação”, reforça.
O departamento ressalta que os agricultores devem realizar a tríplice lavagem nas embalagens antes de descartá-las no ponto de recolhimento, da seguinte forma: esgotar todo o conteúdo da embalagem do produto; adicionar água limpa até 25% do seu volume total; tampar bem e agitar por 30 segundos; despejar a água de lavagem no tanque do pulverizador; e inutilizar a embalagem perfurando o fundo.
Todas as embalagens serão transportadas para a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, em Piedade (SP), onde serão descartadas da forma adequada. Os agricultores participantes da ação deverão receber um comprovante.
A Cooreta está situada na rua Vitoria dos Santos Gomes, no Jardim Rosa Garcia 2 – antigo matadouro. Mais informações podem ser obtidas com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone (15) 3305-4385.