Tatuí é contemplada em dois editais do programa ‘Juntos pela Cultura’

Cidade é uma das 40 a receber apoio do governo no ‘Tradição SP Online’

17
Rogério Vianna e Cassiano Sinisgalli no evento estadual em São Paulo (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Tatuí foi contemplada em dois editais do programa “Juntos pela Cultura”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo: “Mais Gestão SP e “Tradição SP Online”.

O programa une estado, prefeitura e segmentos artísticos para desenvolver a cultura em todas as regiões paulistas e tem gestão e produção da organização social “Amigos da Arte”. A entrega da premiação aconteceu na tarde de terça-feira, 13, no Palácio dos Bandeirantes.

O evento contou com a presença do governador João Doria, do vice-governador Rodrigo Garcia, do secretário estadual da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e do presidente administrativo da Amigos da Arte, José Gregori.

Na ocasião, foram anunciados os 853 projetos selecionados e os 9.600 mil artistas beneficiados pelo programa, entre os quais 524 projetos foram apresentados por diversas prefeituras e 329 por produtores culturais.

Além disso, o governador anunciou a ampliação do programa “Juntos pela Cultura”, em que R$ 10,6 milhões serão destinados aos contemplados – o montante representa aumento de 45% em comparação ao ano anterior.

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e o diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna, estiveram no evento representando a prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Os representantes tatuianos receberam o troféu de contemplados no programa “Tradição SP Online”. Conforme Vianna, Tatuí é um dos 40 municípios que receberão apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para realizar o programa, oportunidade que a cidade terá para mostrar o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”.

O festival está previsto para ocorrer nos dias 20 a 27 de novembro, na semana em que se comemora o Dia da Música – celebrado em 22 de novembro. Segundo o diretor de cultura, pelo menos dez grupos musicais estão inscritos para se apresentarem.

“Normalmente, o festival ocorre na Feira do Doce, mas, neste ano, como ainda não temos previsão de como ficará o evento gastronômico, optamos por inscrever o festival de música no edital do programa Juntos Pela Cultura, de forma virtual”, comentou Vianna.

Com o edital, o município receberá apoio da Amigos da Arte no festival musical e os grupos que se apresentarem serão remunerados pela organização social. A contrapartida do município é oferecer o espaço e a estrutura necessários.

“É importante ressaltar que a prefeitura não recebe nenhum recurso, o valor do cachê vai direto para os artistas. Este programa é muito importante e está nos ajudando a fomentar a produção cultural musical no município e valorizar os artistas locais”, observou o diretor.

Já o segundo edital em que a cidade foi contemplada é do programa “Mais Gestão SP – Capacitação em Economia Criativa para Municípios”.

De acordo com Vianna, o programa consiste em um conjunto de atividades formativas que visam auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a economia criativa.

“É uma capacitação com foco na organização e articulação de uma rede estadual de gestores culturais públicos para colaboração e impulsionamento de projetos e práticas dentro desta temática cultural”, explica Vianna.

O município também ficou como suplente nos programas “Arte UrbanaSP”, “Virada Cultural SP Online” e “Circuito SP Online”.

Todas as ações realizadas pelas cidades podem ser acessadas, gratuitamente, na plataforma de vídeo por demanda e de streaming #CulturaEmCasa e, também, no perfil @culturaemcasasp nas redes sociais.