Da redação
A Secretária Municipal da Saúde, pela Vigilância Epidemiológica, confirmou na manhã desta quarta-feira, 12, mais dois falecimentos em decorrência da Covid-19 no município. Nas últimas 24 horas, o órgão ainda notificou 147 novos casos positivos da doença, 365 suspeitos e 217 negativos.
Um dos óbitos é de um homem de 56 anos que faleceu hoje, às 7h, durante internação da unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia. A outra morte confirmada é de um homem, atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e falecido na quinta-feira, 6, e constava na relação de óbitos com suspeita da doença.
O órgão municipal indica que a Santa Casa tem capacidade para dez leitos de UTI, no entanto, devido a ampliação de leitos, estão internados 14 pacientes com Covid-19 na UTI, ou seja, a taxa de ocupação é de 140%.
A VE ainda informa que os leitos clínicos para tratamento de Covid-19 no hospital público comportam 22 pacientes. Porém, em virtude da ampliação de leitos, estão internados 37 pacientes, culminando em uma taxa de ocupação de 168%.
No hospital particular de Tatuí, estão internados 16 pacientes, sendo sete na UTI, com quadros que inspiram cuidados, e nove no isolamento, com quadros estáveis.
Até a divulgação do relatório epidemiológico, atualizado pela manhã, Tatuí havia registrado 45.287 notificações da doença, sendo 12 casos suspeitos aguardando resultados dos testes, 33.727 descartados e 11.548 positivos.
Dos confirmados, 10.933 pacientes já estão recuperados (94,6%), 291 morreram e 324 ainda estão em tratamento: 63 em hospitais e 261 em isolamento domiciliar. Entre os 12 casos suspeitos, seguem em tratamento: quatro em hospitais e oito em casa.
Vacinação em Tatuí
O órgão da Secretaria de Saúde ainda informou ter aplicado, até às 9h desta quarta-feira, 12, 35.946 doses das vacinas Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, das quais 23.488 são referentes à primeira dose e 12.458, à segunda.
A partir de hoje, a VE inicia a vacinação de moradores com comorbidades a partir de 57 anos completos. É necessária a apresentação de receita médica válida, no período de seis meses, ou atestado médico recente.
Simultaneamente, o órgão promove a imunização de tatuianos com Síndrome de Down e transplantados, de 18 a 59 anos, e de pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa BDC (Banco de Dados do Cidadão), de 55 a 59 anos.
A VE ainda continua a imunização da primeira dose os idosos a partir de 60 anos completos e a aplicação da segunda dose aos idosos a partir de 67 anos, respeitando a data agendada na carteirinha de vacinação.
As doses são aplicadas em sistema drive-thru somente na ESF “Roseli de Oliveira Camargo”, Jardim Santa Rita de Cássia, das 8h às 16h, e no estacionamento da futura sede da prefeitura, em frente a UPA, das 8h às 17h. Os pedestres podem receber a imunização na ESF do Santa Rita e na UBS “Dr. Aniz Boneder”, centro, das 8h às 16h.