Da reportagem
O Departamento Municipal de Esporte, pertencente à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, agendou para 24 de janeiro de 2021, um domingo, a decisão do 14º Campeonato José de Campos – “Zé Leiteiro”.
Contudo, segundo o DME, na primeira semana de janeiro, os organizadores devem se reunir com representantes do Santa Cruz e do Clube de Campo (finalistas do certame) para confirmar, além da data e horário, os procedimentos para prevenção à Covid-19 e o estádio que receberá a partida.
O torneio de futebol exclusivo para atletas a partir de 50 anos, organizado por Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu, em parceria com o DME, foi paralisado no dia 16 de março, devido à pandemia, seis dias antes de Clube de Campo e Santa Cruz entrarem em campo para a disputa do título.
A O Progresso, o titular da pasta, Cassiano Sinisgalli, havia antecipado a intenção de promover a decisão do Zé Leiteiro em estádio “fechado”, sem a presença de torcedores.
“Estamos conversando com os times para montarmos um protocolo e levarmos para aprovação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19. Como falta somente um jogo, a final, fica mais fácil”, declarou Sinisgalli, em outubro.
Iniciada no dia 19 de janeiro, a primeira fase da competição estendeu-se até 16 de fevereiro. Nesse período, nove partidas foram disputadas e as redes balançaram em 32 oportunidades, com média de 3,55 tentos por jogo.
Conforme o regulamento, ao término da fase de grupos, Clube de Campo e Santa Cruz foram as únicas agremiações que se garantiram antecipadamente na semifinal.
São Martinho, TG, XI de Agosto e Palmeiras da Quadra foram à repescagem, enquanto Amigos do Jonão, Sexta Máster e Associados do Clube deram adeus ao campeonato.
A repescagem aconteceu no dia 1º de março. No primeiro confronto eliminatório do dia, o São Martinho derrotou o Palmeiras da Quadra, pelo placar de 3 a 0, e seguiu na competição. Na sequência, com a vantagem do empate, o XI de Agosto eliminou o TG, com o resultado de 2 a 2.
As semifinais foram disputadas nos dias 8 e 15 do mesmo mês. O Clube de Campo foi o primeiro finalista do Zé Leiteiro, ao vencer o XI de Agosto, atual campeão, pelo placar mínimo de 1 a 0. Na semana seguinte, o Santa Cruz fez 2 a 1 no São Martinho e se garantiu na decisão.
A final, entre Clube de Campo e Santa Cruz, aconteceria no dia 22 de março, no entanto, foi adiada com a assinatura do primeiro decreto municipal de prevenção ao novo coronavírus. Somando-se à primeira fase, até o momento, a 14ª edição do Zé Leiteiro promoveu 13 jogos, com 42 tentos anotados, média de 3,23 gols por partida.
Em relação a uma eventual disputa da 15ª edição do torneio máster, o diretor municipal de esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, ainda não confirma a realização. Segundo ele, o DME está aguardando novos decretos estaduais para tomar alguma decisão.
“Ainda não estamos debatendo muito, pois estamos esperando o que o governador João Doria vai decretar para janeiro. Os atletas que atuam nesta competição estão em uma idade avançada”, reconhece.
“Nós queremos promover a competição, porém, vamos aguardar os novos decretos do governo estadual”, completou Buko.