DME agendará reunião para definir como será a decisão do ‘Zé Leiteiro’

Pandemia paralisou torneio máster uma partida antes de ser encerrado

323
Publicidade
Da reportagem

Paralisado há mais de sete meses, o 14º Campeonato José de Campos – “Zé Leiteiro” deve ser finalizado ainda em 2020. Pelo menos é a intenção do Departamento Municipal Esportes, de acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

Otorneio de futebol exclusivo para atletas a partir de 50 anos, organizado por Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu, em parceria com o DME, foi paralisado no dia 16 de março, devido à pandemia, seis dias antes de Clube de Campo e Santa Cruz entrarem em campo para a disputa do título.

A O Progresso, o titular da pasta afirmou que os organizadores pretendem promover a decisão do Zé Leiteiro no final de novembro ou no início de dezembro, em estádio “fechado”, sem a presença de torcedores.

“Estamos conversando com os times para montarmos um protocolo e levarmos para aprovação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19. Como falta somente um jogo, a final, fica mais fácil”, declarou Sinisgalli.

Conforme o secretário, uma reunião deve ser marcada nos próximos dias entre os presidentes das equipes finalistas e a comissão organizadora do certame para definir a data, horário, local e protocolos a serem seguidos na final do Zé Leiteiro.

Publicidade

Iniciada no dia 19 de janeiro, a primeira fase da competição estendeu-se até 16 de fevereiro. Nesse período, nove partidas foram disputadas e as redes balançaram em 32 oportunidades, com média de 3,55 tentos por jogo.

Conforme o regulamento, ao término da fase de grupos, somente os líderes do A e B garantiram-se na semifinal. As outras duas vagas da penúltima etapa foram definidas com repescagem entre os segundos colocados dos grupos A e C e, ainda, o líder do C contra o vice-líder do B.

Desta forma, Clube de Campo e Santa Cruz foram as únicas agremiações que se garantiram antecipadamente na semifinal. São Martinho, TG, XI de Agosto e Palmeiras da Quadra foram à repescagem, enquanto Amigos do Jonão, Sexta Máster e Associados do Clube deram adeus ao campeonato.

A repescagem aconteceu no dia 1º de março. No primeiro confronto eliminatório do dia, o São Martinho derrotou o Palmeiras da Quadra, pelo placar de 3 a 0, e seguiu na competição. Na sequência, com a vantagem do empate, o XI de Agosto eliminou o TG, com o resultado de 2 a 2.

As semifinais foram disputadas nos dias 8 e 15 do mesmo mês. O Clube de Campo foi o primeiro finalista do Zé Leiteiro, ao vencer o XI de Agosto, atual campeão, pelo placar mínimo de 1 a 0. Na semana seguinte, o Santa Cruz fez 2 a 1 no São Martinho e se garantiu na decisão.

A finalíssima entre Clube de Campo e Santa Cruz aconteceria no dia 22 de março, no entanto, foi adiada com a assinatura do primeiro decreto municipal de prevenção ao novo coronavírus. Somando-se à primeira fase, até o momento, a 14ª edição do Zé Leiteiro promoveu 13 jogos, com 42 tentos anotados, média de 3,23 gols por partida.

Publicidade