Mais
    Início Cidades Tatuí tem 242 seções eleitorais distribuídas em 30 instituições

    Tatuí tem 242 seções eleitorais distribuídas em 30 instituições

    Da redação

    Neste domingo, 15, data na qual há votação para os Poderes Legislativo e Executivo, a cidade terá 30 unidades escolares abertas para receber os 90.608 eleitores aptos a votar em 242 seções eleitorais.

    Levantamento feito com base nos dados da Justiça Eleitoral mostra aumento de 9,5% no número de seções e de 8,42% no eleitorado em relação às eleições municipais de 2016, quando foram usadas 221 urnas para 83.564 votantes em 29 locais.

    Neste ano, a Etim (Escola de Tempo Integral) “Barão de Suruí” é o colégio com maior número de seções: são 20 salas de aula para votação. Em seguida, vem a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eugênio Santos”, no centro, com 15 espaços.

    As escolas estaduais “Professora Lienette Avalone Ribeiro”, da vila Dr. Laurindo; “Professor Fernando Guedes de Moraes”, Jardim Lucila; “Chico Pereira”, centro; e a Emef “Professora Magaly Azambuja de Toledo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, possuem 13 seções eleitorais cada.

    Na sequência, vêm a Etec “Salles Gomes”, no centro, com 12 seções, e as escolas: Emef “Professora Maria Conceição Oliveira Marcondes”, no Valinho, e EE “Professor Ary de Almeida Sinisgalli”, na vila Esperança, com 11 urnas em cada.

    Com dez seções de votação em cada, entram na lista as unidades: Emef “João Florêncio”, centro; Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”, vila Primavera; “Professora Altina Maynardes Araújo”, Boqueirão; Emef “Professor José Tomas Borges”, Jardim Santa Cruz; e EE “Professor José Celso de Mello”, CDHU.

    Em seguida, aparecem as unidades escolares: EE “Professora Ligia Vieira de Camargo Del Fiol”, vila Angélica; EE “Professor Deócles Vieira de Camargo”, centro; e Emef “Professora Maria Eli da Silva Camargo”, Jardim Rosa Garcia, com nove cabines de votação.

    Outras duas escolas entram na listagem da Justiça Eleitoral com oito seções em cada unidade: EE “Professora Semíramis Turelli Azevedo”, no Jardim Tókio; e Emef “Professora Teresinha Vieira de Camargo Barros”, no Jardim Manoel de Abreu.

    Na sequência, vêm a Emef “Professor Accácio Vieira de Camargo”, na vila São Cristóvão, e a Emef “José Galvão Sobrinho”, no Jardim Tókio, com cinco seções eleitorais em cada.

    Os Cepens (Centro de Educação Pré-Escolar Municipal) “Professora Benedicta Pereira Fiuza Orsi”, no centro; e “Professora Lala Del Fiol”, no Santa Cruz, contam com três urnas eleitorais em cada.

    Os estabelecimentos públicos com menor número de urnas são: Emef “Bairro da Americana” (2); “Professora Cacilda Sá de Oliveira”, no bairro dos Mirandas (2); “Professora Elide Vanni”, no Congonhal (2); Emei “Professora Maria Cristina Ferrão Vieira Martins”, no Jardim Gonzaga (2); Complexo Educacional “Professora Maria Aparecida Camargo Voss”, no Jardim Lírio (2); Emef “Bairro dos Oliveiras” (1);  e a Emef “Professor Paulinho Ribeiro”, no Tanquinho (1).

    Conforme o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o eleitor que teve o título cancelado não pode votar este ano. O prazo para o cidadão regularizar o título de eleitor terminou no dia 6 de maio. Como se trata de ano de eleições, após essa data, o cadastro eleitoral é fechado para a preparação do pleito.

    A exceção é para os eleitores que tiveram o título cancelado por não terem feito o cadastramento da biometria em 2019 nos 479 municípios onde ele foi obrigatório. Neste caso, o eleitor pode votar normalmente neste ano.

    Porém, depois das eleições, deve regularizar a situação. A reabertura do cadastro está prevista para o dia 9 de dezembro. A partir dessa data, o eleitor com título cancelado pode buscar os serviços da Justiça Eleitoral para regularizar o cadastro.

    O cidadão pode consultar a situação eleitoral acessando o site do TRE ou baixando o aplicativo e-Título, que é a versão digital do título de eleitor. A ferramenta permite que o eleitor tenha acesso a dados como a zona eleitoral em que está inscrito e a seção onde vota, além de consultar se o título está regular ou cancelado.