Da reportagem
A Abet (Agência Brasileira de Engenharia Turística) iniciou a troca e instalação das novas placas de sinalização turística no município. A empresa começou a retirar algumas das unidades a serem substituídas, na quinta-feira, 9, para colocar as novas, a partir deste final de semana.
O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, informou que a empresa responsável pela obra (com sede em Belo Horizonte, MG) está no município, desde segunda-feira, 6, fazendo a montagens das placas.
Conforme o cronograma inicial, informado por Sinisgalli na noite de quarta-feira, 8, a empresa, com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, reservou as vagas para, no dia seguinte, começar a retirar as primeiras placas.
As remoções aconteceram a partir do trecho final da rua 11 de Agosto até a rua Coronel Guilherme e, na sequência, em toda a extensão da rua Juvenal de Campos. Mais tarde, a Abet reservou as vagas para, nesta sexta-feira, 10, retirar as placas presentes na avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali e na rua Capitão Lisboa.
A empresa instala as primeiras placas com novo layout neste sábado, 11, na rua 11 de Agosto e na rua Juvenal de Campos. No dia seguinte, a avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali e a rua Capitão Lisboa recebem as novas placas.
Ao todo, serão instaladas 49 placas de sinalização e orientação turística, sendo 34 reformadas e 15 novas. Segundo Sinisgalli, a empresa mineira deve levar de duas a três semanas para finalizar a instalação de todas as unidades.
A reforma e a confecção das novas placas estão sendo realizadas através de um investimento de R$ 103.000,02. O montante, proveniente do Fundo Estadual de Melhorias dos Municípios Turísticos, é garantido por conta do título de MIT (município de interesse turístico) que Tatuí recebeu em 2017.
A sinalização turística identifica as vias e os locais de interesse, orientando os condutores de veículos quanto a percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, além de ter como função a educação junto ao usuário.
Além de atualizar a sinalização turística do município, será implantado o sistema internacional bilíngue, com informações em português e inglês.
O projeto de atualização turística foi aprovado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e, posteriormente, pelo COC (Conselho de Orientação e Controle), pertencente ao Fundo de Melhoria dos Municípios.
No início de junho, a prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, recebeu do publicitário Rodrigo Villa, da RV Negócios e Publicidade, a doação de três logomarcas a serem utilizadas na confecção e reforma das novas placas.
As logomarcas fazem alusão aos três títulos do município: Capital da Música, Terra dos Doces Caseiros e Cidade Ternura. Sinisgalli informou que as logomarcas ainda poderão ser utilizadas em quaisquer meios de comunicação para a divulgação turística e cultural do município.
Anteriormente, em maio, a Abet esteve no município para instalar os 15 novos postes. A empresa aguardou a cura do concreto para retornar a Tatuí e retomar as instalações.