Da redação
Há quase 30 anos na estrada e próximo de concluir promessa feita ainda quando criança, o cicloviajante Antônio Rogério do Nascimento, conhecido como “Neguinho do Asfalto”, passou por Tatuí na semana passada.
Na quinta-feira, 4, ele foi recepcionado pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, no paço municipal, recebendo certificado, assinado pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, e alguns presentes característicos tatuianos.
Neguinho do Asfalto passou a noite no município e, na manhã do dia seguinte, seguiria viagem para Ourinhos, a cerca de 210 quilômetros de Tatuí.
Natural de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Neguinho do Asfalto nasceu cego, com paralisia e, além de problemas renais e pulmonares, ainda perdeu a mãe durante o parto. Aos dez anos, ele fez transplante de córnea e colocou ponte de safena e marca-passo, deixando o hospital somente aos 12 anos.
Católico, ainda quando criança, prometeu a Nossa Senhora Aparecida que, se conseguisse andar e enxergar, passaria 30 anos pedalando. O cicloviajante iniciou a promessa no dia 1º de fevereiro de 1991, aos 14 anos.
Em pouco mais de 29 anos pedalando, Neguinho do Asfalto já percorreu todos os estados brasileiros e 29 países, da América do Sul, América Central e da África. Antes de retornar a Corumbá, ainda pretende pedalar no Alasca e concluir o “pagamento” da promessa no dia 8 de fevereiro de 2022, no Canadá.
Neguinho do Asfalto costuma pedalar, em média, 240 quilômetros por dia. Desde o início da ação até a semana passada, ele já havia gastado 38 pares de tênis, 42 pares de câmaras de pneus, 25 pneus e está na décima bicicleta. O cicloviajante possui diversos diários, com anotações desde 1991, e, futuramente, pretende lançar um livro sobre a promessa.