Ferroviária

645
CLÁUDIO ALDECIR

Foto obtida da Revista do Esporte, mostrando a Associação Ferroviária de Esportes, a AFE, clube dos funcionários da Estrada de Ferro Araraquara, a EFA.

Ferrovia que  partindo da cidade de Araraquara, servia várias cidades entre elas, Matão, Taquaritinga, Catanduva, São José do Rio Preto, Mirassol, Votuporanga, Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Rubinéia, já na margem esquerda do rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul.

Era uma empresa privada até 1971,  quando foi estatizada, tornando-se parte integrante da FEPASA- Ferrovias Paulistas S/A.

A formação da foto de 1954, com jogadores conhecidos, como o ponta Boquita, ex-Ponte Preta, Guarani e Corinthians, o meia Zé Amaro, ex-Portuguesa de Desportos e Corinthians de Presidente Prudente, Gaspar, ex-Noroeste de Bauru e Augusto (sósia de Leônidas da Silva), ex-São Paulo e Guarani.

Grandes histórias do futebol e curiosidades ligados a ele.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade