Da redação
A Território Motorsport, equipe de rali com sede no município, participará, entre os dias 5 e 14 deste mês, do “1º Sarr”. A primeira edição do “South American Rally Race” (Corrida de Rali da América do Sul) acontece na Argentina.
A disputa, promovida pela AARR (Asociation Argentina de Rally Raid), possui mais de 200 competidores inscritos em 15 categorias. Com os argentinos sendo a maioria, o evento ainda reúne participantes da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Croácia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai.
O Brasil conta com oito competidores inscritos, sendo dois pilotos em categorias individuais e três duplas. Entre as duplas, estão Edu Piano e Sólon Mendes e Rodrigo Luppi e Maykel Justo, representando a Território Motorsport.
As duas duplas participarão da categoria “T3.1”, a bordo dos veículos modelo UTVs Can-Am Maverick X3, preparados pela equipe tatuiana.
Na primeira edição do Sarr, os competidores disputarão sete etapas, passando por seis cidades e percorrendo, ao todo, 2.584 quilômetros. Haverá uma cerimônia de abertura do evento na quarta-feira, 5, e uma largada simbólica no dia seguinte.
As disputas começarão a partir da sexta-feira, 7. Na primeira etapa, os competidores sairão de San Juan e retornarão ao mesmo local, percorrendo 332 quilômetros.
No sábado, 8, o trajeto da segunda etapa, de San Juan até Valle Fertil, será de 446 quilômetros. E no domingo, 9, os inscritos irão encarar mais 514 quilômetros, de Valle Fertil até Chilecito, para ganharem um dia de folga.
Os motores voltarão a roncar na terça-feira, 11, para a quarta etapa, em percurso de 420 quilômetros, de Chilecito a Fiambala. No dia seguinte, percorrerão 404 quilômetros, entre Fiambala e Belen. A distância de 321 quilômetros, entre Belen e Santa Maria é o desafio da sexta etapa, prevista para quinta-feira, 13.
Na sétima e última etapa do Sarr, sexta-feira, 14, os competidores terão de percorrer 147 quilômetros, largando e retornando ao município de Santa Maria. Mais tarde, no período noturno, os organizadores promoverão a cerimônia de premiação.
O Sarr é a primeira competição da Território Motorsport em 2020. Entre os meses de março até o início de dezembro, os pilotos e navegadores da equipe tatuiana deverão participar do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Campeonato Brasileiro de Rally Baja.