Com objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos empresários locais, a ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí promoveu, na segunda-feira, 11, o “Workshop de Planejamento Estratégico”. O encontro ocorreu na sede da entidade, gratuitamente, para os associados.
O treinamento foi ministrado pelo consultor de marketing Paulo Freitas, especialista em comunicação e marketing digital, da agência PR Freitas, que falou sobre a importância do diagnóstico das empresas e mostrou ferramentas de planejamento, visando melhoria nos negócios para 2020.
De acordo com o consultor, “em algum momento, toda empresa, seja ela comércio ou não, precisa reavaliar os caminhos que está seguindo para ver se está no rumo certo do desenvolvimento, ou se está estagnada”.
“Sempre falo: se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve. Por isso, a importância do planejamento e do desenvolvimento de estratégias para conseguir alcançar os objetivos da empresa. Com isso, você determina aonde quer chegar e traça as possibilidades, este foi o objetivo da ACE”, ressaltou.
O encontro ocorreu em duas partes. Na primeira, os associados fizeram uma planilha com metas para aumento das vendas; no segundo, analisaram, por meio de ferramentas de planejamento, os pontos positivos, negativos, oportunidades e obstáculos para a realização dos objetivos.
“Fazer um planejamento é estabelecer uma meta e traçar caminhos. Ter um plano nem sempre significa que você vai chegar no objetivo, mas, com certeza, a quantidade de surpresas que você terá ao longo do percurso será menor do que se você não tivesse planejado”, explicou o consultor.
De acordo com Freitas, a iniciativa faz parte de um novo modelo de estratégias e ações que a ACE vem adotando para auxiliar no desenvolvimento da atividade empresarial dos associados, fomentar as vendas e ampliar os serviços oferecidos.
“Estamos buscando promover o compartilhamento de conhecimento. Isso tem sido feito por meio do projeto de consultoria de marketing individual e, também, por meio de encontros como estes, além da nova revista Comércio Forte. Tudo isso é pensado para fortalecer o comércio e os serviços da instituição”, comentou Freitas.
Ele ainda destacou que, neste sentido, a ACE tem promovido diversas ações exclusivas ao associado, lembrando que, em outubro, a instituição recebeu treinamento com Adriano Brainer, ministrando palestra sobre a Black Friday.
Segundo Freitas, durante o evento, foram discutidos pontos importantes sobre o consumidor, hábitos de consumo, novos modelos de comércios e os principais pontos a serem considerados durante a ação promocional.
“Brainer também é consultor de marketing, especialista em vendas de varejo, trabalhou durante 14 anos no grupo Pão de Açúcar e falou da Black Friday, mas o que ele ensinou vale muito para todas as campanhas, inclusive, a de Natal, que já está chegando”, mencionou Freitas.
Ele salientou que a associação tem um trabalho voltado ao incentivo e à atualização do empresariado local e que, em cima disso, vem tentando “trazer conhecimento e reposicionar os associados frente à nova realidade dos consumidores”.
“Hoje, os lojistas recebem o cliente, ele prova os produtos e, depois, vai pesquisar para realizar as compras pela internet. É um desafio que acontece em todas as praças, e a ACE está tentando digeri-lo para passar soluções a seus associados”, concluiu Freitas.