Apesar da lenta recuperação econômica do país, a Coop – Cooperativa de Consumo apresenta desempenho acima do mercado e anuncia investimentos em novas unidades.
Até julho, em comparação ao mesmo período de 2018, a cooperativa registrou crescimento real de 2% no conceito mesmas lojas de supermercado e 1,5% no negócio farma, além de ganho de share nas praças onde mantém unidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires (no ABC), São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba (interior de São Paulo).
As drogarias aumentam a participação no fornecimento total da Coop, com previsões ainda mais otimistas para 2020. Até dezembro, segundo o presidente executivo Marcio Valle, serão inauguradas mais duas drogarias, uma em São Bernardo do Campo e outra em São Caetano do Sul. “Para o primeiro trimestre de 2020, já estão aprovados outros dois supermercados e uma drogaria”, destaca.
“Prestes a completar 65 anos, neste mês de outubro, a Coop continua antenada com as tendências do mercado e com uma administração totalmente voltada para a inovação, sempre com foco no cooperado”, conforme acentuado pela assessoria de comunicação da cooperativa.
“No momento, a Coop está envolvida com dois grandes projetos estruturantes que visam dar mais efetividade e agilidade na adaptação das mudanças do mercado, priorizando sempre a tecnologia, processos e pessoas. Até o final deste ano, lançaremos um aplicativo para os cooperados e o projeto de branding, que estamos finalizando, deverá alinhar todos os nossos negócios (supermercado, drogaria e posto de combustível) numa comunicação mais clara, harmoniosa e efetiva com nosso público”, explica Marcio Valle.
Inovações: desde o início deste ano, a Coop está produzindo bolos, pudins e panetones da marca Delícias da Coop para outras cooperativas de consumo e a operação “Loja dentro da Loja” também vem apresentando excelentes resultados. Esse é o caso do espaço Swift, área têxtil e da Cafeteria, que envolve uma parceria com a Nestlé – estendida ainda para as áreas de rotisseria, panificação e restaurante.
Com esses diferenciais e outros atrativos comerciais, como tabloide especial – “Comprão do Mês”, descontos exclusivos para cooperados, retorno de sobras e campanhas de fidelização, o número de novas associações vem crescendo em ritmo acelerado. “Enquanto em 2014 houve apenas 9.000 novas associações durante todo o ano, registramos somente no mês de julho, 10,4 mil”, comemora o executivo.
“Com a associação, é possível desenvolver ações direcionadas para atender de forma mais assertiva a necessidade de compra de cada um”, conclui a assessoria.