Acidentes com motos somam 82% do total

Rua 11 de Agosto é a campeã em acidentes (foto: Gabriel Guerra)

Os motociclistas participaram de 82% dos acidentes de trânsito ocorridos entre janeiro e setembro de 2017 no perímetro urbano de Tatuí. Os dados são do (DMMU) Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e foram divulgados durante audiência pública de discussão do Plano de Mobilidade Urbana, quarta-feira da semana passada, 11.

Segundo os dados, 57% dos acidentes aconteceram somente com o envolvimento das motocicletas e outros 25% tiveram a participação de carros e motos.

Em novembro do ano passado, havia cadastro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em Tatuí, de 26.581 motos e 40. 941 automóveis.

“No município, os acidentes de trânsito que mais acontecem são as quedas de motos. O que leva essa situação é o erro do condutor, excesso de velocidade, não prestar atenção no trânsito, a pista molhada ou a condução noturna”, relata o diretor do DMMU, Yustrich Azevedo.

Entre 2000 e 2017, houve um crescimento de até 50% da frota transitando nas ruas do município. A taxa de motorização, que mede a relação entre a quantidade de veículos totais, leves e motociclos e a população da cidade, atingiu 69 veículos por mil habitantes. O índice supera os 63 da região metropolitana de Sorocaba.

A motocicleta representa 20% da quantidade de veículos, sendo considerada muito grande. Esse aumento seria devido às facilidades no financiamento, o preço mais acessível e a necessidade do deslocamento.

O Brasil é o segundo país no mundo no ranking de acidentes de motos com vítimas fatais, com sete mortes para cada cem mil habitantes. Do total de pessoas envolvidas em acidentes de moto, 42% estavam sob influência de bebidas alcoólicas. Mas, a principal causa ainda é a circulação entre dois carros – o corredor.

“Estamos investindo na realização de palestras de educação para o trânsito, onde passamos orientações, para estudantes e trabalhadores, da necessidade de se prevenir o acidente ao conduzir a motocicleta”, declarou Yustrich.

Outro ponto que está sendo trabalhado é a criação de novos bolsões para estacionamento exclusivo para as motos, visando impedir os conflitos entre os motoristas de carros e os condutores das motocicletas.

“A fiscalização de trânsito, em relação aos condutores das motocicletas, também é um importante ponto para evitar os acidentes. A coibição anda entrelaçada com a educação dos condutores e o trabalho de engenharia de tráfego”, apontou.

Manter-se em segurança e dirigir defensivamente faz parte da rotina de quem precisa encarar o trânsito.

No ano passado, comemorando o Dia Nacional do Motociclista, o Departamento Estadual de Trânsito alertou sobre a necessidade de mais prudência e atenção ao pilotar motocicletas. O órgão listou os 12 mandamentos do motociclista. As dicas foram elaboradas pela Associação Brasileira de Motociclista (Abram).

Entre os mandamentos, estão: manter a motocicleta sempre em ordem, pilotar utilizando equipamentos de segurança, reduzir a velocidade, atenção e concentração, respeito à sinalização de trânsito, cuidados nos cruzamentos, cuidado nas ultrapassagens, atenção aos pedestres, usar roupas refletivas à noite, não ingerir álcool, manter a distância e atenção redobrada com a pista molhada.

Acidentes de trânsito

A rua 11 de Agosto é a campeã no registro de acidentes de trânsito, envolvendo todos os tipos de veículo. Dos 162 acidentes, 57 ocorreram na via que dá acesso à região sul. A rua Teófilo de Andrade Gama, com 45, e a avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, com 29, duas vias de entrada ao município, também concentram grande parte das ocorrências.

“Quando se tem uma grande quantidade de tráfego e grande movimentação de veículos e pedestres, a tendência maior é ter acidente de trânsito nesses locais. O fluxo de veículos que passam diuturnamente nesses pontos tem gerado esses acidentes”, observou.

Também foram registrados acidentes nas ruas Capitão Lisboa (14), Chiquinha Rodrigues (5), 15 de Novembro (4), Juvenal de Campos (4) e Prudente de Moraes (2). Os dados são relativos ao período de janeiro a setembro de 2017.

“O departamento tem aumentado a fiscalização nos pontos de origens desses acidentes e isso tem feito com que o condutor fique mais atento. Futuramente, iremos fazer, nesses pontos, serviço de engenharia de tráfego, que são obras que serão executadas ao longo dos cruzamentos das vias”, antecipou Yustrich.

Em alguns locais, poderão ser colocados redutores de velocidade, placas impedindo o retorno em avenidas e outras medidas, a fim de se evitar as colisões transversais e laterais.

Outras 52 ocorrências foram registradas nas rodovias que cercam a cidade: 14 aconteceram na rodovia Mário Batista Mori (SP-141), 11 na rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127), 10 na Floriano de Camargo Barros (SP-143), 5 na rodovia Tatuí/Iperó, 5 na Presidente Castello Branco (SP-280), 4 na estrada que liga Tatuí a Quadra e outros 3 na Gladys Bernardes Minhoto (SP-129).

Mobilidade urbana

O município tem até abril de 2019 para regulamentar o Plano de Mobilidade Urbana, que está sendo realizado pela Prefeitura em parceria com a empresa Geo Brasilis.

Três etapas já foram concluídas, sendo que ainda serão realizadas outras quatro, buscando a formatação de um texto que deverá ser aprovado na Câmara.

Ainda serão confeccionados o Plano de Circulação Viária e a minuta da lei do PlanMob.

“Vamos separar o que é núcleo central, perímetro urbano central, perímetro urbano adjacente. Assim, verificaremos qual o maior fomento na área urbana de grande movimentação de carros e de pedestres”, concluiu.