O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) realiza na quinta-feira, 23, a partir das 9h30, na Fatec de Tatuí, oficina regional para a discussão do “Plano de Bacia”.
Esse instrumento de gestão dos comitês aponta os problemas ambientais da bacia hidrográfica, reúne propostas de ações que devem ser executadas a curto, médio e longo prazo. Ele deve ser elaborado de forma colaborativa, com oficinas regionais e que contemplem a participação da sociedade.
No evento regional, que deverá durar manhã e tarde, será discutida a revisão do Plano de Bacia da microrregião do Baixo Sorocaba. Na pauta, temas como: recursos hídricos (disponibilidade e demandas), saneamento básico (abastecimento, esgoto, resíduos sólidos e drenagem), qualidade das águas, erosão, inundação, remanescentes de cobertura natural e áreas críticas.
Será a quarta oficina regional. As anteriores aconteceram em Ibiúna (Alto Sorocaba e Médio Sorocaba), Cerquilho (Médio Tietê Superior e Médio Tietê Médio) e Botucatu (Médio Tietê Inferior).
Os municípios que integram o Baixo Sorocaba, além de Tatuí, são: Alambari, Sarapuí, Capela do Alto, Cesário Lange, Laranjal Paulista, Salto de Pirapora, Piedade, Jumirim e Quadra.