O professor de violão Edson Lopes fará nesta semana o recital de encerramento do “Guitarra y Guitarreros en Granada”, festival de violão que acontece na cidade espanhola, com o organização do Real Conservatorio Superior de Música “Victoria Eugenia” de Granada. O evento teve início no dia 17 de maio e será concluído nesta sexta-feira, 9.
Lopes é professor de violão e coordenador da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. Esta será a primeira participação dele no festival.
Nesta quinta, 8, o professor de Tatuí ministrará uma masterclasse. No dia seguinte, fará o recital de encerramento do evento, às 19h, no horário local. O outro convidado especial do festival é o espanhol David Martínez García, nascido em Granada.
Segundo o Conservatório, além das duas participações especiais, o evento oferece conferências, mesas-redondas, sete exposições, oficinas sobre construção e pintura de violões e apresentações de alunos do Real Conservatorio.
O professor é formado pelo Conservatório de Tatuí, tendo sido aluno de Pedro Cameron, e pela Trinity College London, na Inglaterra. Durante os estudos, Lopes participou de vários concursos de violão, obtendo sempre o primeiro lugar.
Entre as conquistas do professor, destacam-se o 2º Concurso de Jovens Instrumentistas, promovido pela Rede Globo no programa Concertos para a Juventude; e o 1o Concurso Nacional de Violão, realizado pelo Banco do Brasil.
Em 1979, frequentou o 23º curso de música, na cidade de Compostela, na Espanha, sob a orientação do professor José Tomás, assistente de Andrés Segovia. Lopes foi considerado o “aluno mais destacado” da edição, o que lhe valeu como prêmio uma nova bolsa de estudos para o ano seguinte.