Meio ambiente é assunto de conferência na ‘Sales Gomes’





A Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes” promove, até quinta-feira, 29, a 1ª Semana do Curso de Meio Ambiente. O evento é público e tem entrada gratuita. A estimativa da organização é de que 300 pessoas participem das palestras por dia.

Organizado pelo curso técnico em meio ambiente da Etec, o evento discute os “desafios da sustentabilidade” em diferentes âmbitos e aspectos técnicos e normativos da gestão ambiental. São realizadas exposições, palestras, desfiles e dia de campo.

O congresso teve início na segunda-feira, 26. Hoje, quarta-feira, 26, estão previstos debate e desfile de moda. Às 9h, acontece o debate “Meio Ambiente e Seus Desafios”.

Às 14h e às 21h, professoras do curso de meio ambiente promovem desfile de modelos com roupas feitas com material reciclado. A mostra “Parceiros da Reciclagem Educativa – Moda e Sustentabilidade” terá a participação de alunos da Etec e da Etim (Escola de Tempo Integral) “Barão de Suruí”.

“São duas professoras que têm projetos de reciclagem aqui na Etec e vão expor os trabalhos. É um trabalho interessante, que poderá ser conhecido pela comunidade”, afirmou o coordenador do curso, Luís Fernando de Oliveira.

Às 19h30, o espeleólogo Dilson Bortolacci ministra a palestra “Viagem ao Centro da Terra”. Ele apresenta as especificidades das cavernas e explica os processos de formação dos ambientes cavernosos. Às 21h30, serão premiados os vencedores do Concurso de Fotografia.

No último dia de evento, quinta-feira, será realizado o “Pedaleco”, às 8h30. O passeio ciclístico terá percurso de dois quilômetros, entre a Etec e o bairro Jardim Village. Os alunos farão o plantio de 60 mudas de espécies da flora nativa em um terreno indicado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Durante a tarde, a partir das 14h, será realizado um “dia de campo”, com levantamento de fauna e flora no Vale dos Lagos.

A última palestra agendada é “A Sustentabilidade na Construção Civil: Uma Nova Perspectiva”, às 19h30. A aula será dada pelo arquiteto e paisagista Mário Soléo Scalambrino, com experiência em arquitetura bioclimática e reformas ecológicas.

De acordo com a organização, todas as palestras são gratuitas e acontecerão no salão nobre da Etec. Os participantes receberão certificados.