Formatura do Proerd em Tatuí tem mais de 600 alunos do fundamental

Programa educacional mundial visa resistência às drogas e à violência

Programa promove conscientização e prevenção (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

Na manhã do dia 12, o ginásio da A. A. XI de Agosto recebeu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A iniciativa é desenvolvida pela Polícia Militar, por meio do 22º Batalhão de PM do Interior (BPM/I), em parceria com a prefeitura de Tatuí, por meio das secretarias da Educação e o do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com o apoio das escolas municipais e particulares do município.

Nesta edição, 635 alunos do 4º ano do ensino fundamental concluíram o programa, que tem como objetivo principal prevenir o uso e o abuso de drogas, além de estimular a cidadania, o respeito, a responsabilidade e a convivência pacífica entre crianças e adolescentes.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas, o comandante da 2ª Companhia do 22º BPMI Tatuí, capitão Diego Reali Ponciano Machado; a secretária da Educação, Rosângela Aparecida Domingues Fernandes da Silva; a secretária da Saúde, Fabiana Grechi, que esteve representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Eduardo de Alvarenga Viana; o GCM João Batista Almeida, representando o comandante da Guarda Civil Municipal, Vanderlei dos Passos; a secretária-adjunta da Educação, Jocilene Vioto; o secretário-adjunto da Saúde, Wilian Alexandre Nunes da Silva; e a vereadora Micheli Vaz; além de diretores, coordenadores, professores e familiares dos formandos.

As escolas participantes desta edição foram: Emef “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, Emef “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”, Emef “Eugênio Santos”, Emef “Prof. José Tomás Borges”, Emef “João Florêncio, Emef “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, Emef “Prof.ª Sarah de Campos Vieira dos Santos”, Emef “Prof. José Galvão Sobrinho” e o Colégio Objetivo.

O evento teve início com a execução dos Hinos Nacional e de Tatuí, seguida pela entrega dos certificados aos alunos, “que simbolizam não apenas a conclusão do curso, mas também o compromisso com uma vida saudável, longe das drogas e da violência”. A Banda da Polícia Militar do CPI-7, de Sorocaba, animou as crianças e o público.

“Um dos momentos mais marcantes foi o juramento Proerd, conduzido pela instrutora cabo PM Carina Bueno, em que os alunos prometeram, em coro, manter-se longe das drogas e da violência, reafirmando os valores aprendidos ao longo do programa”, segundo divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

Criado em 1983 nos Estados Unidos e implantado no Brasil em 1993, o Proerd já formou mais de 11 milhões de crianças no estado de São Paulo.

O programa é ministrado por policiais militares fardados dentro das salas de aula, em parceria com professores e famílias, “promovendo um ambiente de conscientização, respeito e segurança”.

A cerimônia foi encerrada de “forma alegre e simbólica”, com a apresentação da canção do Proerd, ao lado da mascote Leão Daren, símbolo da resistência às drogas e à violência.

“O Proerd é muito mais do que um programa de prevenção: é uma semente de consciência e responsabilidade plantada em nossas crianças, que certamente renderá bons frutos para o futuro de Tatuí”, declarou a secretária Rosângela.