Cordão dos Bichos programa desfile ‘cortesia’ para sábado





Arquivo O Progresso

Bonecos restaurados a partir de oficinas abertas ao público integrarão desfile agendado para este fim de semana

 

Os tatuianos não passarão o sábado de Carnaval “em branco”. Pelo menos é o que promete o Cordão Folclórico Tatuiense, conhecido como Cordão dos Bichos. A entidade programa para o início da tarde deste dia 14 um “desfile de cortesia”. A atividade acontece a partir das 12h, na Praça da Matriz.

A decisão de desfilar por conta própria partiu de consenso entre a diretoria e os membros do grupo. Conforme o presidente, Pedro da Silva, todos os componentes são esperados. “Fizemos o convite e deixamos em aberto”, contou.

O grupo fará concentração a partir das 11h30, com desfile (uma espécie de matinê) de meia hora de duração. A expectativa é de que o grupo conclua a participação até o meio-dia. “Queremos manter a tradição do Carnaval em Tatuí”, disse Silva.

Ainda segundo ele, os componentes planejavam participar de eventos em outras cidades. Entretanto, a diretoria não teve tempo suficiente para apresentar projetos, por conta da indefinição da realização da folia de Momo em Tatuí. A Prefeitura divulgou a suspensão de festividades na semana passada.

Em entrevista a O Progresso, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que o objetivo da suspensão é direcionar recursos para obras de infraestrutura.

Nesta semana, o Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica ratificou a informação, enviando nota na qual consta que a Prefeitura “trocou o Carnaval por recapeamento de ruas”.

De modo a priorizar Tatuí, Silva explicou que o cordão reservou todas as datas do Carnaval para passar pela “avenida do samba” do município (no ano passado, a rua 11 de Agosto).

Ao tomar conhecimento da decisão oficial, o presidente comentou que a diretoria chegou a percorrer a região para verificar a possibilidade de o grupo participar de desfiles em outros municípios.

“Eu estive pessoalmente em algumas cidades da região, em outras mandamos e-mail, mas o que tivemos de retorno é que muitas prefeituras não vão realizar eventos. As que farão vão manter um Carnaval mais reduzido”, sustentou.

Em Tatuí, além do desfile de “cortesia”, os componentes participarão de baile no Clube de Campo. A apresentação está prevista para a segunda-feira, 16, aberta a associados. “É o terceiro ano que somos convidados a animar lá”, contou Silva.

Segundo ele, o desfile em Tatuí atende a um artigo do estatuto do Cordão dos Bichos, não resultando em custos para a administração municipal. “Ele reza que nós temos que fazer, pelo menos, uma apresentação beneficente”, descreveu.

Silva afirmou, ainda, que a diretoria convocou todos os componentes que manipulam os 45 bonecos. Entretanto, disse que não é possível saber quantos participarão.

A diretoria optou por realizar o desfile no sábado, no início da tarde e na Matriz para tentar abranger o maior número de participantes. “O horário contribui porque haverá muitas pessoas na rua. Acho que não adiantaria desfilarmos à noite, porque as pessoas devem ter outras programações”, comentou.

Durante o dia, Silva espera contar com participação de número grande de crianças. “Quem passar pela Matriz vai entrar na atração”, disse. O grupo concluiu o reparo dos bonecos neste mês e tem aval do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, comandado por Jorge Rizek.