9ª Feira do Doce de Tatuí começa na quinta-feira

Organização espera receber mais de 170 mil visitantes durante os quatro dias do evento

Evento recebe turistas de diversas partes do Brasil e até do exterior (foto: AI Prefeitura de Tatuí)
Da reportagem

A abertura oficial da Feira do Doce de Tatuí – iniciativa de maior sucesso nas áreas de gastronomia e turismo locais nos últimos anos – tem abertura na quinta-feira, 6, às 10h, apresentando mais de 250 tipos de produtos da tradição doceira do município. O evento acontece na Praça da Matriz e segue até domingo, 9, feriado da Revolução Constitucionalista do estado de São Paulo.

Também considerado o maior evento do interior paulista voltado a esse tipo de produto, a feira é realizada pela Aprodoce (Associação dos Produtores de Doce de Tatuí), por meio da prefeitura e da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com apoio de empresas e instituições parceiras.

Neste ano, a feira chega à nona edição, com a expectativa de superar as vendas e receber maior número de visitantes em relação à edição anterior, conforme prevê a organização.

Na edição anterior, que aconteceu em 2022, mais de 175 mil pessoas prestigiaram os quatro dias do evento. Na ocasião, houve turistas de diversas partes do Brasil e até do exterior.

Para garantir a segurança, a prefeitura conta com apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e de empresas particulares, que devem reforçar o patrulhamento no centro da cidade. Também haverá um sistema de monitoramento no local, para coibir possíveis furtos, roubos e outras situações.

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), reforça que o evento está crescendo e ficando melhor a cada ano, sendo que as expectativas para a atual edição são “as melhores”.

“O evento é um ‘case’ de sucesso. Então, queremos manter a qualidade”, afirmou o secretário. Conforme a pasta, no ano passado, os expositores somaram a venda de 340 mil unidades de doces, o que garantiu renda bruta de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

O resultado, apontado em levantamento feito pelos doceiros participantes, representou aumento de 78,57% no total das vendas em comparação à sétima edição, em 2019, quando contabilizou-se cerca de R$ 840 mil.

Para manter a qualidade do evento, segundo Buko, o município tem investido na capacitação dos expositores com reuniões preparatórias. Os encontros estão ocorrendo desde 29 de maio, a partir da seleção dos empreendedores que participarão da nova edição.

A última reunião preparatória deve ocorrer na segunda-feira, 3. Os encontros contam com vários temas, como: verificação do cardápio dos doceiros; capacitação do Sebrae sobre como atender bem o cliente, inovação e ideias criativas; capacitação da Vigilância Sanitária sobre higiene e manipulação de alimentos; orientações sobre segurança e trânsito nos dias da feira; e dicas de decoração dos estandes para os expositores.

“Tivemos reuniões com o Sebrae e Vigilância Sanitária, entre outros órgãos e setores que estão envolvidos no evento. Segurança, qualidade dos alimentos oferecidos, apresentação dos doces para a venda e outras preocupações foram debatidas para afinarmos nossas ações e oferecermos o melhor para os visitantes”, apontou o secretário.

Para este ano, a gastronomia estará disponível em 60 estandes. A prefeitura considerou a dimensão e a capacidade física da Praça da Matriz, bem como a nova disposição dos expositores, e aumentou o número de vagas, que anteriormente era de 55, incluindo o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).

“Recebemos mais de 70 inscritos neste ano. E, pela pontuação, foram classificados 59 doceiros. São vários requisitos para a seleção, sempre buscando oferecer qualidade e, também, novidades para os visitantes”, informou Buko.

São mais de 250 tipos de produtos, divididos em alas temáticas, como: doces tradicionais e artesanais, de festa e sobremesas, chocolates, brigadeiros “gourmet”, bolos e tortas, doces de milho, bebidas, churros, crepes e pastéis.

Um dos mais tradicionais são os doces ABC. A sobremesa tradicional foi declarada patrimônio cultural e imaterial da gastronomia tatuiana, por meio de lei municipal sancionada em 2015.

Os doces, cujos nomes levam as iniciais dos produtos utilizados na produção (abóbora, batata-doce e cidra), são reconhecidos no município há mais de 60 anos.

O secretário enfatizou que, além da arrecadação direta, a economia do município é aquecida, gerando emprego e renda indiretamente com a realização da feira.

Conforme Buko, os próprios produtores ajudam a movimentar a economia do município, aumentando o consumo nos supermercados, casas de embalagens e outros estabelecimentos.

Outra atração da Feira do Doce é o estande do Departamento de Turismo, disponível para tirar dúvidas e oferecer informações aos turistas, com a distribuição de folders, cartões postais e do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, produzido pelo jornal O Progresso; a apresentação de um vídeo institucional da Cidade Ternura; e a realização da tradicional “Pesquisa de Demanda” com os visitantes.

Os expositores

Na Feira do Doce, 60 expositores terão a oportunidade de expor seus produtos: Refrigerantes Vieira Rossi, Alambique Pinga dos Ramos, Doces Celina, Doces Caseiros Tatuí, Doces Caseiros Estrela Dalva, Doce Cidade, Rancho Maricota, Receitas do Sítio, Doces Caseiros Pingo Doce, Cantinho Doce, Analu Doces Caseiros, Dani Diniz Confeitaria, Sorvete Tailandês e Sobremesas, Paula Juju, Mimi Pink Doceria, Comidinhas Costa, Sabores Ivone, Delizie Artigianali Gelateria e Cafeteria, Raissa Confeitaria Artesanal, Açaí Town, Cereja do Bolo, Dubiel Cupcakes & Cia., Cookies & Cookies, Doces Pedacinho do Céu, Mayumi Sabores, Raizzô Foods, Ottina’s Doceria, Bono Gelatto Receitas Italianas, Bolos e Doces da Marluce, Giramix, Conezitos Pizza Cone, Pastelaria BruLéo, Oh My Churros, Pastel do Lê, Lalá Candy Crepes & Doces, Débora e Cia., Marielo Alimentos, Delicieur Doces, Sodiê Doces, Ateliê da Val, Eliane Torteria e Cia., As Gêmeas Doces e Bolos, Atelier Anna Botelho, Gi Cakes e Doces, Yan Bolos e Doces, Andréia Bollos, Ana Banana Cone Trufado, Showcos Pri, ChocoLucia, Cacau Rosa, R&B Trufas, Casa do Chocolate, Brigadeiroteca, Paula Ananda – Brigadeiro Gourmet, Sansan Macarons, Enrolado & Granulado, Docicado, Confeitaria Elaine, Clara e Cia. e Fusstat).