Da redação
Conforme a enquete semanal realizada pelo jornal O Progresso de Tatuí em seu portal de notícias, 85% dos munícipes informaram conhecer alguém ainda à procura de trabalho formal na cidade. Outros 25%, consequentemente, indicaram o contrário.
O assunto figurou a pesquisa em razão dos números mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), os quais apontam a geração de 85 novos postos em janeiro no município.
O órgão do Ministério do Trabalho divulgou o resultado no dia 9 de março. Os números referentes ao mês passado devem ser informados até 9 de abril.
Conforme o cadastro, o município somou 1.100 admissões e 1.015 demissões em janeiro. Apesar do saldo positivo, o resultado é menor que o do primeiro mês de 2022, quando Tatuí somou 183 novas vagas formais.
Para esta próxima semana, a enquete tem como tema a possibilidade de doação de valores a instituições assistenciais através das declarações do Imposto de Renda.
Tatuí teve aumento de 37,12% nas doações destinadas ao FMI (Fundo Municipal do Idoso) e ao FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) por meio do Imposto de Renda em 2022, na comparação com o ano anterior.
Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, somados, os valores doados pelos contribuintes tatuianos para as entidades cresceram de R$ 150.701,99, em 2021, para R$ 206.649,03, em 2022.
Conforme Alessandro Bosso, secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, os números positivos são reflexo das ações de incentivo mantidas pela pasta para fazer chegar ao conhecimento dos tatuianos a possibilidade do repasse do IR para os fundos municipais (reportagem nesta edição).
Assim, a enquete pergunta: “Você já fez alguma doação a entidades sociais de Tatuí por meio do Imposto de Renda?”. As respostas são “sim” e “não”, e a votação acontece no portal www.oprogressodetatui.com.br.