76ª Semana Paulo Setúbal começa com exposição na noite desta quarta

1610
Capela de São João do Bemfica, restaurada pela atual administração (foto: AI Prefeitura)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realiza, entre esta quarta-feira, 1º, e o dia 8, a 76ª Semana Paulo Setúbal. Criada em 1943, ela está repleta de atividades culturais e, neste ano, com foco em homenagear os “ilustres mestres tatuianos”.

A programação tem início hoje, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com a abertura da exposição histórica-pedagógica “Os Mais Ricos de Minha Terra”.

Inspirada no capítulo VI do livro “Confiteor”, de Paulo Setúbal, a exposição tem por inspiração “o olhar que o escritor tatuiano dedicou ao seu professor primário, Chico Pereira”.

A exposição mostra a história de vida de diversos professores “in memorian” e de duas personalidades que sempre lutaram para manter viva a memória do escritor Paulo Setúbal: Leila Salum Meneses da Silva e Cimira Figueiredo de Andrade Cameron.

Na abertura da exposição, haverá, ainda, a apresentação da peça teatral “Eu Confesso”, sobre a vida e obra de Paulo Setúbal, produzida pela Cia. Exodus Art’s, sob a coordenação de Claudio Teles.

Na quinta-feira, 2, às 19h, no teatro “Procópio Ferreira”, ocorrerá a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso Paulo Setúbal e o lançamento do tabloide, produzido pelo jornal O Progresso, com os vencedores dos certames.

Nessa noite, serão divulgados os vencedores do concurso de abrangência municipal, o 17º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, e os do concurso de abrangência nacional, o 16o Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias, que tem uma novidade em 2018: o Prêmio Galardão, destinado única e exclusivamente a obras de autores nascidos ou residentes há mais de dois anos em Tatuí.

A entrada será franca e a cerimônia contará com a participação do Duo Mosaico Brasil e apoio cultural do Conservatório e da Organização Social Abaçaí Cultura e Arte.

No dia 3, sexta-feira, às 17h, com o intuito de valorizar o patrimônio histórico e cultural de Tatuí, haverá a inauguração da restauração da Capela de São João do Bemfica, com uma missa celebrada pelo bispo diocesano de Itapetininga, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

À noite, às 19h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontecerá a “Noite da Seresta com Ternura”, em homenagem a Simeão José Sobral.

As festividades da Semana Paulo Setúbal continuarão no fim de semana, com atividades para toda a família. No sábado e domingo, 4 e 5, das 10h às 12h, acontecerá o projeto gratuito “No Quintal de Setúbal”, com recreação e histórias do Grupo Asas, especialmente para famílias com crianças na primeira infância.

“Prepare o seu lanchinho e venha cantar e dançar com seus filhos, pois será uma manhã onde o piquenique tomará conta da Praça do Museu”, convida a assessoria de comunicação da Prefeitura.

Nos mesmos dias, mas no período das 14h às 16h, o projeto “No Quintal de Setúbal” terá como público-alvo as crianças e os adolescentes, também com atividades de recreação e histórias do Grupo Asas.

E para quem gosta de movimentar o corpo, a Companhia de Performance ST DNC realizará o “3º Festival de Movimentos Urbanos de Tatuí”, com oficinas no período da tarde, no CEU das Artes, e, às 20h, na Praça da Matriz, com um grande festival de dança, que reunirá coreografias de diversos estilos.

A tradicional ação cultural Música na Praça receberá a Banda Municipal de Pardinho, no sábado, 4, às 11h, na Praça da Matriz.

Outra expressão artística que marcará a 76ª Semana Paulo Setúbal é a peça teatral “Eu Confesso”, com a Cia. Exodus Art’s, sobre a vida de Paulo Setúbal. As apresentações serão no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, na segunda-feira, 6, às 19h30, na terça-feira, 7, às 15h, e na quarta-feira, 8, às 9h.

No Centro Cultural, dia 6, segunda-feira, às 20h, haverá a abertura da exposição “Tatuí 192 Anos de História”, com curadoria de Thony Guedes, fotos atuais de Débora Holtz e fotos antigas pertencentes ao acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

A exposição apresentará as transformações de uma cidade que “deixa saudades de tempos remotos e mostrará os tempos atuais”. No mesmo dia e horário, no CEU das Artes, quem gosta de música poderá prestigiar a apresentação dos alunos das oficinas de violão e canto coral, ministradas por Magaly Ribeiro.

No dia 7, terça-feira, às 19h30, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” apresentará “uma nova forma de conexão com o museu”: o lançamento do aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”, criado por Pedro Heilborn. Simultaneamente, terá o lançamento do livro “O Senhor Compra Tudo”, de Raquel Prestes.

A ação cultural que encerrará a Semana Paulo Setúbal e abrirá as festividades do aniversário de 192 anos de Tatuí acontecerá nos dias 8 e 9, quarta e quinta-feira, às 18h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”. Será a oficina “Dos bastidores ao palco”, ministrada por Juliana D’Agostini, uma parte integrante do MIA – Festival de Música Instrumental de Araçatuba, que este ano traz à Capital da Música uma extensão pedagógica.