75% dizem não conhece alguém salvo a partir da doação de órgão

Da redação

A enquete semanal promovida pelo jornal O Progresso de Tatuí, por meio do portal de notícias do periódico, apontou que a maioria diz não conhecer alguém salvo por conseguir transplante a partir da doação de órgãos.

De acordo com a enquete, 75% dos leitores assinalaram a opção. Outros 25% pontuaram a alternativa contrária. A questão figurou a enquete devido ao anúncio de que a Santa Casa de Tatuí, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante, promoveu na tarde do dia 7 o primeiro procedimento de retirada de órgãos para doação, deste ano.

O doador foi um homem de 59 anos, morador de Tatuí. Ele teve traumatismo cranioencefálico, com fratura temporal direita, e a morte constatada no dia 6. A família autorizou a doação.

Para a próxima enquete, o tema é emprego. As contratações do mercado de trabalho formal em Tatuí fecharam o primeiro mês do ano com saldo positivo. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam a geração de 85 novos postos em janeiro (reportagem nesta edição).

O órgão do Ministério do Trabalho divulgou o resultado de janeiro no dia 9. Os números referentes ao mês passado devem ser divulgados até 9 de abril.

Conforme o cadastro, o município somou 1.100 admissões e 1.015 demissões em janeiro. Apesar do saldo positivo, o resultado é menor que o do primeiro mês de 2022, quando Tatuí somou 183 novas vagas formais.

Com isso, a pesquisa questiona: “Você conhece alguém que ainda está à procura de emprego?”. As respostas são “sim” e “não”, e a votação acontece no portal de notícias www.oprogressodetatui.com.br.