O “Tatuí Classic Car” promove a quinta edição neste sábado e domingo, 17 e 18. O evento, organizado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí e pelo Centro Hípico de Tatuí, com apoio da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e da prefeitura, acontece nas dependências do próprio CHT.
De acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, trata-se “do maior evento de carros antigos da região”.
A programação integra os festejos do 193º aniversário do município, devendo reunir cerca de 10 mil pessoas durante os dois dias e, aproximadamente, 300 veículos antigos.
O titular da pasta afirma que o Tatuí Classic Car movimenta o turismo na cidade. Atualmente classificada como MIT (município de interesse turístico), Tatuí segue em busca de ser elevada à estância.
Como novidade na quinta edição, Sinisgalli destaca a presença de empresários locais, citando a Aprodoce (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí) como exemplo. Segundo o secretário, o Departamento Municipal de Turismo também possui um espaço no local para divulgar as “riquezas” da cidade.
“A gente fica muito contente com esse importante e grandioso evento que o município está recebendo novamente”, completou Sinisgalli.
De acordo com o diretor do Antigomobilismo, Carlos Orlando Mendes Filho, entre os 300 veículos antigos, estão carros nacionais e importados, motonetas, motocicletas e caminhões, vindos de diversas regiões do país.
“Expomos veículos como Cadillacs e caminhões raros, por exemplo. Os veículos vêm a Tatuí de São Paulo, Campinas, Piracicaba, Botucatu, de Santa Catarina e outras regiões do Brasil”, revela Mendes.
Completando dez anos em 2019, o Antigomobilismo programou uma área destinada às crianças, com brinquedos, e outra, à gastronomia, com restaurante, “food trucks” e chope artesanal, além de estacionamento gratuito.
Conforme citado por Sinisgalli, na quinta edição do encontro, há a comercialização de doces de associados da Aprodoce e, ainda, produtos da Cidade Ternura Suvenires.
A programação musical, no período da manhã dos dois dias, fica por conta de grupos do Conservatório Dramático e Musical “Doutor Carlos de Campos” (reportagem nesta edição). Em ambos, o Centro Hípico de Tatuí estará aberto a partir das 9h, encerrando as atividades às 18h de sábado e às 17h de domingo.
À tarde, há shows com bandas locais: no sábado, a Live By Night agita o público às 15h; no dia seguinte, a apresentação é da Banda Simphony, às 14h30.
Conforme Mendes, o evento terá a presença do presidente da FBVA, Altair Manoel, e do presidente do conselho da federação, Roberto Suga.
O Tatuí Classic Car faz parte do calendário oficial de eventos do município, por meio da lei municipal 5.199. Mendes lembra que a deputada estadual Damaris Moura é a autora do projeto de lei 611, que visa incluí-lo no Calendário de Eventos do Estado de São Paulo.
No ano de 2015, o Antigomobilismo Clube de Tatuí, pelos associados, retomou a tradição de promover encontros de veículos antigos na cidade, que eram bastante movimentados nos anos 80 e 90.
A primeira edição aconteceu na avenida Salles Gomes, reunindo por volta de 120 veículos de colecionadores de Tatuí e região. O evento utilizou a estrutura gastronômica disponível na própria avenida e recebeu centenas de visitantes.
A partir do ano seguinte, o encontro passou a ser realizado no Centro Hípico de Tatuí, situado na rodovia SP-141, no trevo da Ceagesp, onde consegue oferecer aos expositores e ao público uma praça de alimentação e espaço com shows nos dois dias.
Na atual edição, há a cobrança de ingresso social no valor de R$ 5 (crianças de até 12 anos são isentas), com parte da renda destinada ao Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
“Esperamos que o público tenha um evento agradável e possa passar momentos felizes com os familiares”, concluiu o diretor do Antigomobilismo.