35% escolhem concurso como melhor atração deste Carnaval





Pesquisa virtual realizada pelo jornal O Progresso revela que 35% dos leitores que votaram na enquete da semana já têm preferência com relação às atrações do Carnaval 2014. O resultado, apurado na tarde de sexta-feira, 27, demonstra que a maioria dos participantes escolheu o “concurso e desfile de blocos e miniescola” como “a melhor atração” da programação deste ano.

Por meio de enquete, os leitores tiveram cinco opções de respostas. A exposição “Tatuí Carnaval de Todos os Tempos” recebeu 20% dos votos. Em terceiro lugar, com 19%, ficaram os “shows carnavalescos”; em quarto, com 16% dos votos, o “Esquenta”; e em quinto, com 9%, as “matinês” voltadas às crianças.

A enquete foi levada à participação pelo “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). O tema sugerido em análise refere-se a reportagem divulgada na edição do dia 19 deste mês, sobre a programação parcial da folia tatuiana.

Na ocasião, Jorge Rizek, responsável pelo Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, informou que o Executivo havia dado início às reuniões com os grupos que participarão do desfile e do concurso.

A enquete é realizada semanalmente e tem como objetivo mensurar a opinião dos leitores sobre temas de interesse geral. A pesquisa é promovida desde 2005.

Para esta edição, a enquete aborda a Educação, área que ficou em evidência por conta de protesto promovido no dia 23 por um grupo de educadores.

Os professores da rede municipal ficaram insatisfeitos com o valor do rateio do bônus do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), feito pelo Executivo. Por conta disso, marcharam da Praça da Matriz até o paço municipal.

Lá, foram atendidos pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e pela secretária municipal da Educação, Ângela Sartori (reportagem nesta edição).

De acordo com a Prefeitura, o maior valor do bônus pago registrou redução em função dos números de escolas e de professores da rede municipal, que cresceram “progressivamente nos últimos nove anos”. Em 2005, a Prefeitura contava com sete escolas e 166 funcionários. Em 2013, passou a 84 escolas e 703 servidores.

Com base na questão, o jornal apresenta a questão: “Como você avalia a qualidade da Educação no município?”. As respostas são “excelente”, “boa”, “regular”, “ruim” e “péssima”, as quais podem ser escolhidas a partir da tarde deste sábado, 25. O resultado será divulgado na edição de domingo, 2 de fevereiro.