324 toneladas de entulho são recolhidas em “Cata Treco”

Balanço de operação é de apenas um dia e em seis bairros

415
Materiais retirados das ruas encheram 30 caminhões e ocuparam seis contêineres (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Em apenas um dia, a prefeitura recolheu 324 toneladas de entulho por meio da operação “Limpeza e Cata Treco – Cuide de Tatuí, Cuide de Você”. A ação aconteceu no sábado, 10, envolvendo ainda “uma ampla conscientização” de cidadãos.

Seis bairros da zona norte da cidade receberam o projeto. São eles: a vila Angélica, a vila Cesp, o Jardim Juliana, o Jardim Aeroporto, o Jardins de Tatuí e o Jardim Gonzaga.

A operação é promovida pelo Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), em conjunto com a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, de Obras e Infraestrutura, de Saúde, de Educação e da Defesa Civil. Ela recebe apoio das empresas Grantel e Caetano. Nesta edição, mais de 50 pessoas participaram da limpeza e conscientização.

De acordo com a prefeitura, a ação tem como finalidade conter os criadouros de dengue. Para isso, os agentes retiram resíduos das ruas e do interior das casas. No sábado passado, a mobilização aconteceu no período das 7h às 14h, resultando na contagem de 30 caminhões de entulhos, que encheram seis contêineres.

Além disso, foram entregues para a população panfletos sobre os cuidados necessários no combate à dengue. Entre eles, o descarte correto de lixo e entulhos, que contribuem para a formação de possíveis focos de criação do mosquito Aedes aegypti.

Publicidade

A ação continua neste fim de semana. Entretanto, a prefeitura ainda não havia divulgado a programação dos bairros a serem beneficiados com a iniciativa até o fechamento desta edição (terça-feira, 16h). Conforme a assessoria do Executivo, a operação será realizada em toda a cidade, com as datas e os itinerários divulgados nos canais oficiais da prefeitura (sites e redes sociais).

Para quem mora em regiões ainda não atendidas, a recomendação é a de que os moradores não descartem materiais nas esquinas ou terrenos baldios. A população deve aguardar para depositar os entulhos nas ruas, horas antes do início da operação.

Em nota, a prefeitura ressaltou ainda que mantém dois ecopontos para o descarte correto de entulhos e demais materiais. Eles funcionam todos os dias da semana, das 7h às 18h. Aos sábados e domingos, permanecem fechados das 12h30 às 13h30 para almoço.

O ecoponto do Jardins de Tatuí está situado na rua Flávia de Oliveira, próximo ao número 107, e recebe madeiras, entulhos e materiais recicláveis. O ecoponto do Rosa Garcia 2 está localizado na rua Victória dos Santos Gomes, s/nº, no antigo frigorífico, e recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos), pneus e recicláveis.

Publicidade